Monet

Páginas: 9 (2192 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
3- As obras de Monet

Na juventude, Monet elaborou uma técnica ágil que lhe permitia captar no próprio local uma imagem que não poderia durar mais que alguns instantes; mais tarde,desenvolveu uma outra técnica, capaz de registrar e de concretizar as impressões, não apenas no espaço plano e superficial da percepção, mas sim percorrendo uma trajetória de momentos memoráveis. Ele trabalhava compinceladas extremamente livres, flexíveis e variadas, algumas largas e compridas, outras fragmentadas e cintilantes, e ainda outras que apenas arranhavam a superfície já pintada, criando um efeito quebradiço.
Depois de viajar muito em busca de temas, Monet fez de Giverny seu universo. E foi em seus jardins que se transformou num dos precursores da pintura comtemporânea. Foi lá que seu gênio seexpandiu sem limites, nessa época, por volta de 1920, as formas de Monet passaram a se apresentar cada vez mais diluídas, liquefeitas e as tintas se densificam no suporte: Com pincéis que se tornaram mágicos em suas mãos, ele apenas sugeria formas, como que metaforicamente, e foi ainda mais longe: Em seus últimos trabalhos, o olho criador de Monet passou a transfigurar a realidade com prodigiosaimaginação, abrindo as portas do Abstracionismo. Nesse momento, para ele, o objeto de sua pintura já não seria a luz e sombra, mas a própria pintura situada na luz e na sombra, e assim, no final de sua vida, Monet faria desaparecer o objeto do quadro.
Em sua arte, Monet foi, portanto, muito além da estética impressionista, fazendo da imagem recebida pelo olho no presente apenas um ponto departida,embora também buscasse a objetividade, Monet jamais foi impessoal. Sua arte não consistia em apenas observar e registrar, mas em encontrar o equivalente pictórico para as infinitas variações da luz, da atmosfera, dos climas psicológicos. Sua grande série de ninfeias, em particular, é o produto não apenas de um olho excepcionalmente arguto e de um pincel, mas também de um espírito dotado de poderosaimaginação e profunda poesia. Sua arte possui uma interpretação poética e muito pessoal da realidade.







4- A questão sobre a visão de Monet

Em 1908 aproximadamente, Monet já sentia os primeiros sintomas da doença que atacou sua visão, porém não se alarmou, considerando esse estado uma simples diminuição de acuidade visual devido aos seus 58 anos vividos.
Somente em 1912 eleinquieta-se com a possibilidade de não enxergar mais,no final desse mesmo ano , sua situação era conflitante e Monet decide consultar um médico de Vernon que diagnostica uma catarata no olho direito e uma lesão mais leve no olho esquerdo. O médico recomenda uma operação e tranquiliza Monet,dizendo que essa intervenção lhe devolverá completamente a visão, porém a cirurgia da catarata há cem anos não eratão eficaz quanto é hoje, e Monet só poderia voltar a enxergar de fato com o auxílio de óculos com lentes especiais.
Hoje com a evolução do tratamento para catarata, dificilmente se encontra uma pessoa que chega a este estágio: Porém, na época de Monet, a cirurgia de catarata era muito primitiva, pois para isso era necessário tirar o cristalino do olho,além de ser um processo delicado e difícil,pois não existia a microcirurgia, não havia lente para substituir o cristalino dentro do olho, como é feito hoje em dia.
Apesar de todas essas dificuldades, a genialidade de Monet não deixou de existir, a catarata proporciona uma turvação da imagem, ela faz com que o portador não produza imagens firmes e definidas, a pessoa que tem catarata enxerga borrões, então pinta borrões, e muitas vezespassa a não enxergar mais. A visão vai paulatinamente ficando cada vez mais turva, porém, na questão da percepção das cores, não é possível afirmar que seja por causa da falha de visão; Pode ser ou não. A percepção pode ter mudado por ele estar vendo menos verdes, mais vermelhos, em função do comprometimento da cor do cristalino de seus olhos.
Monet trabalhou incansavelmente durante seus oitenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!