Monet

Páginas: 6 (1435 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
Monet nasceu na França, no ano de 1840. Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista.
Vida Artística 

O começo de sua carreira artística foi marcado por dificuldades financeiras. Porém, na década de 1870, começou a obter sucesso. Suas obras dearte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza. Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes. Neste contexto artístico, podemos citar a série de pinturas que realizou sobre a catedral de Rouen (1892-1894), onde o artista retratou a construção em diversos momentos do dia, com variações de luminosidade.

Vale a pena destacar também as obras de artecom temas aquáticos como, por exemplo, os murais que realizou no Museu I’orangerie.

Monet morreu em 1926, na França, deixando um legado artístico reconhecido até os dias atuais. Alguns críticos de arte consideram Monet um dos mais importantes pintores de todos os tempos.
Principais obras de Monet:

· Estuário do Sena
· Impressão, Nascer do Sol
· Ponte sobre Hève na Vazante
· Camille
· Ovestido verde
· A floresta em Fontainebleu
· Mulheres no Jardim
· Navio deixando o cais de Le Havre
· O molhe de Le Havre
Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembrode 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.1
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando deuma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha. A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo darevolução que estavam iniciando na pintura.





































Monet









2014


Sumário

Introdução ..................................................................... 03
Biografia de Monet ....................................................... 05/07
Arte de Monet.............................................................. 08
Referências ................................................................... 09
Anexo ............................................................................ 10














Introdução


Monet nasceu na França, no ano de 1840. Tornou-se um grande pintor e umdos mais importantes representantes do impressionismo. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista.












04
Vida de Monet
1840/1862


Claude Oscar Monet nasceu em Paris, na França, em 1840. Quando tinha cinco anos a família se mudou para Le Havre, uma cidade portuária na desembocadura do rio Sena.
Tanto os paiscomo os professores o consideravam um menino indisciplinado. Gostava muito de desenhar e na escola fazia caricaturas dos professores. Aos quinze anos já ganhava algum dinheiro com isso: cobrava 10 francos por cada desenho
Um dia conheceu o pintor Boudin e os dois se tornaram grandes amigos. Boudin viu seus desenhos e o encorajou a pintar. Com Boudin, Monet aprendeu também a 
pintar ao ar livreEntusiasmado com a idéia de ser pintor Monet foi para Paris com o propósito de estudar pintura, matriculando-se na Académie Suisse. Em Paris conheceu Pissaro e Coubert, que também estavam começando a pintar. O serviço militar o obrigou a interromper os estudos. Foi enviado para a Argélia , no norte da África, onde permaneceu por quase um ano, até que uma tia conseguiu o seu desligamento. Porém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!