Monet

Páginas: 12 (2830 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2013

CLAUDE MONET
(Pintor da luz)

Claude-Oscar Monet nasceu em Paris em 1840, mas seus pais Adolphe e Louise Monet se mudaram para Le Havre em 1845, por onde Claude passou sua infância. Le Havre era uma cidade portuária em plena transformação industrial, e cheia de barcos. Nesse meio, o mar impregna as primeiras impressões de infância do pintor.
Em Le Havre, Monet conheceu o pintor EugèneBoudin que se tornou seu protetor e o levou para pintar ao ar livre, uma técnica inovadora para a época. Para Monet, Boudin foi tão marcante nessa fase inicial na pintura que mais tarde diria: “A Boudin devo o fato de ter sido pintor”.
Em 1857, faleceu a mãe de Monet. Sua tia Marie-Jeanne, uma pintora de talento e influente no meio artístico cuidou da educação e da formação de seu sobrinho.
Já noano seguinte, 1858, uma exposição em Le Havre acolheu a primeira obra de Monet, Visão de Rouelles, que denotava influência da escola de 1830, a saber, Dupré, Chintreuil, Daubigny. Apesar desse academicismo, em suas anotações alternavam-se paisagens e caricaturas.



[É extremamente realista; ele busca retratar o momento exatamente como o é, tanto em cor quanto em movimento, característica essaque será levado até sua fase impressionista].

Monet obteve sucesso no começo de sua carreira como caricaturista. Com o apoio de sua tia, ele foi ingressar a Escola de Belas-Artes de Paris. Aos 18 anos, o jovem pintor ficara encantado com as vicissitudes da vida parisiense. Matriculou-se na Academia Suíça por onde conheceu Pissarro. E, mais tarde, veio a conhecer Clemenceau que seria um fielamigo.
Em junho de 1861, foi ingressado no serviço militar e teve de cumprir uma obrigação na Argélia. Sofreu com a febre tifoide que terminou por interromper seu serviço. Apesar desse contratempo, a busca pelo Oriente e as impressões de luz e cor se tornariam o germe para a sua futura obra.
Retornando a Le Havre, Monet encontrou com o paisagista holandês Jong-Kind, por quem acabou por criar grandeestima e devoção, assim por dizer “... é a ele a quem devo a educação definitiva de meu olhar”.
Em 1862, Paris, Monet dirigiu-se ao Ateliê Gleyre, local onde seria formado o futuro grupo de pintores do Impressionismo: Renoir, Bazille e Sisley. O grupo saía unido para pintar aos arredores de Paris, passando assim mais tempo ao ar livre ao invés do próprio ateliê. Seus primeiros estudos, maissoltos e mais sólidos datam de 1864: O posto de Honfleur, O farol do hospício, A Ponta da Hève. É uma época de dificuldades financeiras também.



[Le Phare de l'Hospice. 54 x 81 cm. 1864]




No primeiro Salão, em 1865, Monet foi reconhecido por A foz do Sena em Honfleur. Ficou animado com o reconhecimento de seu trabalho e produziu Almoço campestre para a exposição de 1866, infelizmente nãoa concluindo a tempo, porém triunfou com a obra Camille ou dama com vestido verde. Com tanto reconhecimento, a partir de então os críticos não ignoravam mais o jovem pintor.
Monet seguiu produzindo uma variedade de quadros entre 1866-1867, no verão de Ville d’Avray e no inverno de Honfleur. Mas, na primavera sofreu a decepção por ter sido recusado na exposição do Salão devido à intransigênciados jurados em aceitar novas técnicas. Com isso, Monet juntou-se a Renoir para pintar paisagens de Paris, pois eram os temas que deveriam vender naquele ano de Exposição Universal.
No ano de 1867, Monet viajou com frequência entre a capital parisiense e Sainte-Adresse. Nesse período ele possuía uma vintena de telas de marinhas impressionantes, figuras, jardins e etc. Também enfrentava dificuldadesfinanceiras, sendo ajudado por sua família, além de esperar pelo nascimento de seu primeiro filho com Camille.
Em 1868, o quadro Barcos zarpando do cais de Le Havre obteve destaque no Salão, mas só foi admitido graças ao apoio de Daubigny.
Na Exposição Marítima Internacional que houve em Le Havre, Monet foi participar levando cinco telas. Courbet que estava de passagem pela cidade para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!