Monet

Páginas: 13 (3246 palavras) Publicado: 23 de janeiro de 2014
O impressionismo de Claude Monet na obra “As Mulheres no Jardim” na visão histórica de Tucídides.

Carla Cristina Machado1


Resumo
O presente artigo tem o intuito de analisar o movimento do impressionismo através da obra “As mulheres no jardim” do artista Claude Monet analisando o conceito histórico a partir do método de fontes e pesquisa Tucidiana.
Palavras – chave: Impressionismo,Claude Monet, conceito histórico, Tucidides.

Abstract:
This article aims to analyze the movement of Impressionism through the book "Women in the Garden" by artist Claude Monet analyzing the concept from historical sources and research method Tucídiana.
Keywords: Impressionism, Claude Monet, historical concept, Thucydides

As coisas da arte são sempre resultadas de ter estado a perigo, deter ido até o fim em uma experiência, até um ponto que ninguém consegue ultrapassar. Quanto mais se avança, tanto mais própria, tanto mais pessoal, tanto mais singular torna-se uma vivência, e a coisa da arte é enfim a expressão necessária, irreprimível e o mais definitivo possível desta singularidade. (RILKE, 1995)
Foi na Paris moderna que nasceu o Realismo, movimento que tem a função de apresentarnovos temas, modos de pintar, dando destaque para as coisas como elas realmente são, sendo que a preocupação em renovar a arte como ela realmente é surge com a geração de pintores na década de 1860. Sendo formada por jovens que buscavam formas de retratar a luz natural e as figuras ao ar livre.
O pintor que procuramos será aquele capaz de extrair da vida de hoje sua qualidade épica, fazendo-nossentir como somos grandiosos e poéticos em nossas gravatas e em nossas botas de couro legítimo. No próximo ano, esperamos que os verdadeiros pesquisadores nos contemplem com a extraordinária delícia de celebrar o advento do novo. “(BERMAN, 2001:140: 141)
Com a citação de Berman podemos analisa-la através da historia, entendendo o contexto utilizado por Tucídides quando ele se refere à experiênciade vivenciar o que estuda, pois para o teórico o que vivenciamos hoje pode vir á interferir nas escolhas do futuro. (PARADA, 2012:24). E para que essas escolhas possam ser estudadas temos que ter fontes corretas e seguras, e nada mais confiáveis do que a sua própria vivência ao decorrer da historia.
Oscar Claude Monet que nasceu em 14 de Novembro de 1840, em Paris e o segundo filho de ClaudeAdolphe Monet e Louise-Justine Aubree, foi Batizado em Notre-Dame-de-Lorette, Monet viveu em Paris até o ano de 1844, com os seus pais e o seu irmão mais velho, chamado de Leon, seu pai possuía uma pequena loja e sua mãe era cantora. Por volta do ano de 1845 sua família se muda para Le Havre (uma pequena vila localizada na costa da Normandia) após receber uma oferta de trabalho de seu tio, após amudança Monet já estava com cinco anos de idade e começa a frequentar a escola primária recebendo uma educação clássica aprendendo os idiomas de Latim, Grego e frequentando a escola municipal de desenho. (E-BIOGRAFIAS, 2013)
Após a morte de sua mãe em 28 de Janeiro de 1857, Monet fica sob os cuidados de sua tia. Quando criança sua diversão era pintar com carvão, pequenos desenhos de caricaturas,barcos e paisagens. Quando Monet já estava mais velho vem a conhecer Boudin, quem lhe ensinou algumas das técnicas de pintura, tornando-se posteriormente o seu mentor. Com a direção de Boudin, Monet pinta a sua primeira paisagem conhecida como “View from Rouelles” a qual foi exibida em 1858 na exposição municipal em Le Havre. (E-BIOGRAFIAS, 2013)
Em Abril de 1859, Monet vai para Paris visitar oSalão de Exposição de Indústria de Paris, estabelecendo contato com outros artistas. Nesse mesmo ano Monet muda-se definitivamente para Paris, onde começa a frequentar a Academia Privada Suíça, aonde conhece Coubert. Em 1870, casou-se com Camille Doncieux, vindo a fugir da França antes do início da guerra Franco-Prussiana. Para não ser incorporado, refugiando-se em Londres. Na Inglaterra, Monet...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet
  • Monet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!