Modelagem de um pendulo Simples

Páginas: 4 (794 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
1. Introdução

Antes da aplicação prática e correcta dos conceitos de engenharia na fabricação de equipamentos mecânicos, construções civis, equipamentos elétricos e desenvolvimento de novosmateriais, muitos outros conceitos precisam ser adquiridos, como o cálculo diferencial e integral, os fenômenos físicos, entre outros.

Entretanto, devido à grandiosidade do conteúdo das disciplinasacadêmicas, muitos pontos são somente comentados, porém, não são explorados e aprofundados. Por este motivo, realizamos esta pesquisa para compreender com profundidade o Modelo do pendulo, dado a suaimportancia para a descoberta da rotação da terra.

O pêndulo simples é constituído por um corpo suspenso num fio leve e inextensível. Quando é afastado da posição de equilíbrio e solto, o pêndulooscila no plano vertical, em torno do ponto de fixação do fio, por acção da gravidade. O seu movimento, rege-se pela lei de Newton.

A originalidade do pêndulo reside no fato de possuir liberdade deoscilação em qualquer direcção, ou seja, o plano pendular não é fixo. A rotação deste se dá com a rotação da Terra e sua velocidade e direcção de rotação permitem, igualmente, determinar a latitude dolocal da experiência sem nenhuma observação astronómica exterior.











2. Objectivos
O presente trabalho tem como objectivo geral modelar o movimento do pendulo, especificamenteanalisar a variação da velocidade e da elongação efunção do tempo para a solução numérica e analítica.

3. Método
Para a realização deste trabalho trabalhou-se com o programa Matlab 7.4 para odesemvolvimento do programa na qual se fez correr o modelo. Os dados usados foram sugeridos por prof. Dr. Hoguane, para permitir obter mesmos resultados na turma.
Para calcular a elongação e velocidadeusou-se as seguintes constantes:
p=sqrt(10/1); g=10; l=1; dt=p/500
i=1:527
x (i) , u(i)=0;

3.1 Cálculo da Solução Analítica
Para calcular a solução analitica teve-se em conta a seginte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pendulo simples
  • Pendulo simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo simples
  • Pêndulo simples
  • O Pêndulo Simples

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!