Grafite

Páginas: 3 (616 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
ESCOLA ESTADUAL “MESTRE ZECA AMÂNCIO”
Nomes:
Turma: 3º

TRABALHO DE QUÍMICA: A história que os objetos contam
GRAFITE:
O grafite é muito utilizado no dia a dia principalmente por estudantes,mas não se restringe a esse grupo, podendo ser utilizado por qualquer pessoa. É o material que nos permite escrever, estando presente em lápis e lapiseiras.É um sólido macio e cinza escuro metálico,um bom condutor de calor e eletricidade e possui densidade = 2,25 g/cm3.
É composto unicamente por átomos de carbono ligados entre si, o que corresponde que o grafite é uma das quatro formasalotrópicas do carbono, sendo as outras o diamante, o fulereno e o grafeno. A resistência de um material obedece ao tipo de ligação presente no mesmo, se o arranjo molecular for definido (mais unido), surgemmateriais mais resistentes como a grafite, e ainda mais resistentes do que ele, como o diamante, que é o componente com maior dureza encontrado na natureza. Mas quando as moléculas se encontram maisafastadas, surge, por exemplo, a fuligem. No grafite, em cada camada, chamada de folha de grafeno, um átomo de carbono se liga a três outros átomos, formando um arranjo planar de hexágonos fundidos,asemelhante a dos favos numa colmeia, onde cada átomo de carbono ocupa um vértice. Como nesta estrutura cada carbono se liga a outros três átomos, "sobra" uma ligação para cada átomo.A condutividade eoutras características fisicas do grafite, como a lubrificante,se devem ao arranjo dos átomos no material, que faz com que seja usado também em outras aréas, como a industrial, onde pode ser usado embastões condutores e lubrificante seco para máquinas.
O grafite pode ser natural ou sintética. O grafite natural é umas das formas alotrópicas do carbono encontradas na natureza, é obtida através damistura de argila, grafita e água pressionados em altas temperaturas para formar finas barras. Já a sintética é produzida industrialmente com uso de altas temperaturas e pressão e matérias primas tais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grafite
  • Grafite
  • Grafite
  • O QUE É GRAFITE
  • Grafite
  • Grafite
  • grafite
  • grafite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!