MIOPIA EM MARKETING

Páginas: 10 (2426 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA
COORDENADORIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 4º PERÍODO






TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO:
Miopia em Marketing






ARTHUR BENTO DE LIMA – CPD: 947210
ALEXANDRE ALENCAR ARAUJO – CPD: 945249
BRUNA CAPELLI SANTALUCIA – CPD:890388
CAROLINA PINHEIRO BARBOSA – CPD: 933322THAMIRES DE SOUZA SANTOS – CPD: 934756




SÃO LUÍS – 2013
1 OBJETIVO

Compreender e definir o conceito de miopia em marketing e suas causas;
Discutir como evitar que uma organização entre em processo de declínio causado pela curta visão que possui do mercado;
Verificar a utilidade de algumas ferramentas administrativas que podem ajudar a sanar este processo;
Entender a diferenciação deMiopia em Marketing e Janelas de Oportunidades;
Constatar e exemplificar através da história de algumas organizações o processo de miopia.























2 MIOPIA EM MARKETING

Theodore Levitt, norte-americano e economista, considerado um importante autor sobre a área de marketing lançou em 1960 o conceito de miopia em marketing na sua obra “Marketing Myopia”.
Esteconceito criado por Theodore relata que muitas empresas se concentram apenas no seu produto, tendo assim uma visão a curto prazo sobre o mercado de atuação, em detrimento da clientela.
A visão míope desconsidera a importância do cliente para o negócio, deixando de lado as necessidades e desejos destes. Este é um problema pelo qual muitas empresas passam, a partir do momento em que se focam apenasno seu produto, tendo uma visão limitada do processo, não conseguindo assim fazer uso, ou até mesmo perceber as possibilidades existentes no mercado, fora da organização.
Este será o caminho para o fracasso de muitos negócios, pois existe a ilusão de que a empresa está em fase de crescimento. Quando na verdade a empresa pode até mesmo permanecer em nível estagnado, mesmo que fatores externos aesta sejam favoráveis. Isso ocorre não apenas porque o mercado está saturado, mas sim decorrente da má administração e falta de planejamento, ocasionado pelo fato de que a organização não conhece de forma clara a definição do seu ramo de atividade.
A organização deve procurar estudar o mercado, e não se assegurar no fato de estar em expansão. Pois o ambiente externo à empresa está em constanterenovação, logo, esta deve procurar subsídios para crescer junto e suprir as constantes exigências do mercado. Seus produtos (bens e serviços) necessitam estar em processo de aperfeiçoamento contínuo, para que não se tornem obsoletos ou sejam ameaçados por produtos de outras organizações.
Seguir os processos de inovação tecnológica dos centros de pesquisas e dos concorrentes, dominando estatecnologia que gera redução de custos da produção e elevação da qualidade, estar atento as tendências de consumo, manter um departamento de marketing e qualidade da sua empresa atualizados, são algumas das medidas que vão ajudar a empresa ao caminho do sucesso.
Aquelas organizações que entram em processo de declínio por causa da sua curta visão, ocorre devido a quatro aspectos:

A crença de que aorganização manterá seus lucros em crescimento é assegurada, já que a população consumidora se mantêm em crescimento. O mercado está inicialmente em expansão, o que evita que o fabricante venha a se preocupar com o futuro da organização;
A ideia de que não há produtos no mercado que possam concorrer ou ameaçar o principal produto da indústria;
Redução dos custos de produção;
Exagerada produção emmassa.

Neste caso muitas empresas podem vir à falência, sendo assim é necessário que a empresa possua um setor de marketing, para poder se reorganizar e adaptar-se ao momento de mudanças externas, pois só sobreviverá aquelas que têm o entendimento de que o cliente é fator de extrema importância. Pois toda empresa que alcança o sucesso, não é somente pelo lançamento de produtos de alta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Miopia em marketing
  • MIOPIA EM MARKETING
  • Miopia em Marketing
  • Miopia em marketing
  • Miopia Em Marketing
  • Miopia em Marketing
  • Miopia em marketing
  • Miopia em marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!