Ministros

Páginas: 56 (13806 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014

Mariáh Cardoso





MINISTROS DO
STF E STJ




Trabalho desenvolvido
da Disciplina de Ciência Políticas.
1º  Período de Direito - Celer Faculdades.





MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – STF


MINISTRO JOAQUIM BARBOSA




Nascido em Paracatu, MG, onde fez os estudos primários, logo se destacou entre os demais. Obteve seu bacharelado em Direitona Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado. Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores de 1976 á 1979, tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serpro em1979. Paralelamente ao exercício de cargos no serviço público, manteve estreitas ligações com o mundo acadêmico. É Doutor e Mestre em Direito Públicopela Universidade de Paris-II onde cumpriu extenso programa de doutoramento de 1988 a 1992. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Foi indicado Ministro do STF por Lula em 2003.
Assumiu em 2006 a relatoria da denúncia contra os acusados do mensalão feita pelo Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza. Durante o julgamento defendeu a aceitação das denúncias contra osquarenta réus do Mensalão, dentre os 126 relacionados na CPMI dos Correios, o que foi aceito pelo tribunal. O julgamento prossegue no Supremo, pelo menos até 2012, podendo até reverter o fato histórico de o STF, desde sua criação em 1824, nunca ter condenado nenhum político.
O ministro foi eleito presidente do STF no dia 10 de outubro de 2012, sendo o primeiro presidente negro da Corte Suprema.Em 2013 foi eleito pela Revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Foi incluído em uma lista de 10 brasileiros que foram notícia no mundo em 2013, elaborada pela BBC Brasil.

MINISTRO ENRIQUE RICARDO LEWANDOWSKI



Nascido no Rio de Janeiro em 1948, é um ex-advogado, jurista e magistrado brasileiro. Atualmente exerce o cargo de ministro do Supremo TribunalFederal, do qual é vice-presidente. Foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral entre 2009 e 2011.
É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, foi Professor Titular e Vice-Reitor da mesma.
Advogado militante entre 1974 e 1990, ocupou também, a partir de 1979, uma série de cargos públicos, como o de Secretário de Governo e de Assuntos Jurídicos de São Bernardo doCampo, entre 1984 e 1988. Em 1990, foi indicado, pelo quinto constitucional, para compor o Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, cargo que ocupou até 1997, quando foi indicado para o Tribunal de Justiça de São Paulo.
Membro do Tribunal Superior Eleitoral desde 7 de maio de 2009, tornou-se presidente do Tribunal em 22 de abril de 2010, sucedendo ao ministro Ayres Britto. Em 2011,inaugurou a nova sede do TSE que denominou Tribunal da Democracia.
O Ministro foi o mais importante defensor da Lei da Ficha Limpa nas Eleições Gerais de 2010, no papel de Presidente garantiu a sua aplicação no Tribunal Superior Eleitoral. Do mesmo modo, votou pela sua constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. Ao aprovar a Lei da Ficha Limpa, o legislador buscou proteger a probidadeadministrativa, a moralidade para o exercício do mandato e a normalidade e legitimidade das eleições.

MINISTRO CELSO DE MELLO



  Nascido em Tatuí em novembro de 1945, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1969.  Ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo, em 1970, mediante concurso público de provas e títulos no qual foiclassificado em primeiro lugar, permanecendo, nessa Instituição, até 1989, quando foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal.
Exerceu os cargos de Promotor de Justiça e Curador Geral nas Comarcas de Santos, Osasco, São José dos Campos, Cândido Mota, Palmital, Garça e São Paulo. Foi, ainda, Curador Fiscal de Massas Falidas, Curador de Resíduos, Curador Judicial de Ausentes e Incapazes, Curador de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ministro
  • Ministros De Saia
  • ministro da educação
  • O quitandeiro do ministro
  • Oex ministro
  • ministros do supremo
  • O desafio do ministro
  • ministros de criaças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!