Oex ministro

Páginas: 2 (466 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2013
O ex-ministro chinês dos Caminhos de Ferro, que está preso desde Fevereiro de 2011 acusado de corrupção e abuso de poder, foi condenado à morte com pena suspensa de dois anos. Liu Zhijun, segundoexplica a BBC, ao longo de 25 anos terá conseguido arrecadar cerca de 64 milhões de yuans, o que equivale a mais de oito milhões de euros.
O governante, que foi também membro do Comité Central doPartido Comunista Chinês, segundo a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, terá atribuído alguns contratos de exploração de linhas de caminhos-de-ferro a troco de subornos. Ocupava o cargo de ministrodesde 2003, mas já antes tinha funções de governação nesta mesma área. Entretanto o ministério foi extinto.
O caso soube-se após algumas auditorias às contas governamentais e culimou nestasegunda-feira, em Pequim, com a decisão do tribunal. Liu Zhijun, de 60 anos, ficará também impedido de ter ligações a quaisquer funções políticas, e toda a sua propriedade privada será confiscada. O BeijingTimes diz que tem 16 carros e mais de 350 casas.
Apesar disso, o mais provável é que nunca lhe venha a ser aplicada a pena de morte, já que tem sido comum que após o período de suspensão o condenadofique antes em prisão perpétua. A BBC refere também a possibilidade que, perante bom comportamento, venha a cumprir apenas dez anos. Uma situação que tem gerado reacções controversas nas redes sociais,com algumas pessoas a considerarem a justiça branda e outras a defenderem que a pena de morte é desproporcional.
Agora, com a decisão que transitou em julgado, Liu torna-se no primeiro político chinêsde mais alto nível a ser condenado por corrupção desde que Xi Jinping assumiu a presidência do país, em Março – tendo como um dos principais compromissos precisamente a luta contra a corrupção, quenas suas palavras compromete o futuro dos comunistas.
Liu Zhijun foi expulso do Partido Comunista em 2011, depois de os escândalos relacionados com os subornos que começaram em 1986 terem vindo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ministro
  • ministro
  • Ministros
  • Ministros De Saia
  • ministro da educação
  • O quitandeiro do ministro
  • ministros do supremo
  • O desafio do ministro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!