minhocas

Páginas: 2 (325 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Os anelídeos são animais com o corpo alongado, com simetria lateral, segmentado, triblásticos, protostómios e celomados, ou seja, com a cavidade do corpo preenchida de um fluido, onde o intestino eos outros órgãos se encontram suspensos. A característica mais peculiar do filo é a metametria, ou seja, a divisão do corpo em partes similares, ou segmentos, que estão dispostos em uma série linear aolongo anteroposterior.
Nesse procedimento, com a ajuda do professor, Observamos o aspecto externo e interno do corpo de uma minhoca para perceber como ocorre seu deslocamento e como funciona osistema reprodutor e digestório da minhoca. Esse experimento também, serve para observarmos a locomoção da minhoca por meio de seu corpo anelídeo e com o auxilio de suas cerdas.
Graças a esse experimentodescobrimos que possuem um sistema digestório completo, com boca e ânus. Variam de poucos milímetros até mais de 3 metros. O sistema digestório é completo, com forma tubular, com boca e ânus e adigestão é do tipo extracelular. É bastante especializado, pois existe uma grande variedade de dietas.
O sistema excretor é formado por metanefrídios (Sistema digestório dos moluscos). Cada segmento docorpo possui um par de nefrídios ( túbulos sinuosos). Os metanefrídio são comuns em animais de simetria bilateral que não precisam conservar água. A circulação é do tipo fechada, ou seja, o sangue étotalmente canalizado. Possui dois vasos sanguíneos principais, um dorsal e um ventral, que são ligados transversalmente por 5 vasos contráteis, que funcionam como 5 corações.
As minhocas são animaisanelídeos da classe Oligoqueta, ordem Haplotaxida, distribuídas pelos solos úmidos de todo o mundo, algumas de apenas centímetros e outras com um a dois metros de comprimento, casos nos quais sãoconhecidas como minhocuçus.
Possuem o corpo alongado, cilíndrico, com a boca e o ânus, em extremidades opostas e um anel mais claro, o clitelo, mais próximo da boca é recoberto por anéis e com algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Minhocas
  • Minhoca
  • Minhocas
  • Minhoca
  • Minhoca
  • Minhocas
  • MINHOCAS
  • Minhocas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!