microeconomia

Páginas: 17 (4108 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
MICROECONOMIA – ASPECTOS GERAIS:Microeconomia é ramo da ciência econômica voltada ao estudo do comportamento dasunidades de consumo representadas pelos indivíduos e/ou famílias, ao estudo das empresas,suas respectivas produções e custos, e ao estudo da geração e preços dos diversos bens eserviços. Já a Macroeconomia se interessa pelo estudo dos agregados como a produção, oconsumo e a renda dapopulação como um todo.O entendimento de um fato econômico muitas vezes requer inter-relacionamento entreambos os segmentos. Pois os dois gravitam em torno da limitação e do caráter finito dosrecursos produtivos.A divisão entre Micro e Macro economica se deu por volta da década de 1930.A microeconomia é abstrata enquanto a macroeconomia estuda questões e medidaspeculiares de uma determinada regiãoem um tempo delimitado.O critério derradeiro da distinção entre Micro e Macroeconomia se refere aos preços. AMacro aborda os níveis absolutos de preços, já os preços relativos(como os preços dealguns bens variam em relação aos demais) são preocupação da Micro.A microeconomia seria um olhar microscópio sobre o objeto(Consumidor, Firma) . Amacroeconomia é o olhar Telescópio (Nível de Renda, Emprego edesemprego,a poupança,o nível geral de preços)A teoria microeconomica é constituída de modelos- São formas auxiliares de compreensãodas complexidades econômicas, na tentativa de retratar a forma como indivíduos(consumidores) e empresas (produtoras) tomam as decisões.Os modelos microeonômicos são de natureza dedutiva.Cada vez que os modelos perdemsua plausibilidade, reformam-se os modelos.AsDeduções teóricas sobre as variáveis que não podem ser mensuradas. Não há um“utilitômetro” para medir a “utilidade” ou “desutilidade” de um bem ou serviço. Assim naMicroeconomia constantemente são observadas e mensuradas constantemente situaçõeshipotéticas de causa e efeito (O que aconteceria se?)A microeconomia serve como um “mapa”. Não tem todas as curvas do caminho, mas servecomo auxilio valoroso aosmotoristas. A microeconomia é positiva ou científica. Não há juízo de valor ou conotação ética nassuas conclusões. É descritiva. Apresenta uma natureza estático-comparativa (a adoção deum tributo deve ser analisada no antes e no depois da decisão do governo)É uma analise de equilíbrio parcial na adoção de condição coeteris paribus. As variáveissejam mantidas constantes.
Linguagemmicroeconômica.Forma Literal: “A lei geral da procura: a quantidade procurada de um bem ou serviçovaria na razão inversa da variação de seus preços, mantidas as demais influênciasconstantes.”Forma Tabular ou estatística: Tabela de Preços Nível de Preço Quantidade Procurada 40 20 30 80 20 140 10 200Forma Gráfica:Preço40 Curva da demanda do produto X302010 20 80 140 200Forma matemática: Q d = f(P) ( 200= 10 x )Umafunção matemática expressa uma relação entre uma variável dependentee a(s) variável (is) independentes.A microeconomia apesar do seu caráter abstrato apresenta significativa importância nomundo real:No comércio Internacional: Os países agem como maximadores desatisfações.Nos negócios empresariais: A decisão de investir, de aumentar a produção,de demitir, de admitir, de fazer propaganda, de fecharfiliais etc.Na Política econômica: É possível avaliar os possíveis resultados dasdiretrizes ou medidas governamentais.
O ESTUDO DA MICROECONOMIAGenericamente a Microeconomia é concebida como o ramo da ciência econômica voltadoao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e/oufamílias (estas, desde que caracterizadas por um orçamento único) ao estudo dasempresas,suas respectivas produções e custos, e ao estudo da geração e preços dos diversos bens,serviços e fatores produtivos. Dessa maneira distingue-se da Macroeconomia, porque estase interessa pelo estudo dos agregados como a produção, o consumo e a renda da populaçãocomo um todo. A bifurcação da ciência econômica nesses dois grandes ramos data dosprimórdios da década de 1930. Ambos os segmentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • microeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!