Corrente de Pensamento e Principais Obras François Quesnay

Páginas: 2 (361 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
François Quesnay
Médico e economista francês, nasceu em 4 de julho de 1694, na cidade de Méré. Faleceu em 16 de dezembro de 1774 em Versalhes, fundador e principal líder da fisiocracia, a primeiraescola francesa de economia, considerada a primeira escola sistemática de economia política e oposta ao mercantilismo. Na capital francesa, estudou medicina, exercendo a profissão durante a maiorparte de sua vida, inclusive tornando-se (1752) médico da corte do rei francês Luís XV (1710-1774), onde se transformou numa pessoa influente.


Corrente de Pensamento
Quesnay foi um dos grandesrepresentantes da fisiocracia, doutrina que defende a agricultura como a verdadeira fonte de riqueza de um país, já que a indústria limitava-se a transformar a matéria. Assim, os indivíduos mais úteis àsociedade eram os grandes proprietários e os fazendeiros. Opunha-se às teorias mercantilistas, defendendo que os entraves à produção, circulação e consumo de gêneros deveriam ser suprimidos. Trata-sede uma visão defensora da liberdade econômica, expressa na máxima laissez-faire, laissez-passer (deixem fazer, deixem passar, este era o símbolo do liberalismo). O melhor Estado era aquele que menosgovernava e este só se deveria interessar com a manutenção da ordem, da propriedade e da liberdade individual. As suas teorias seriam desenvolvidas pelos seus discípulos (Turgot, Gournay) e viriam ainfluenciar o pensamento de Adam Smith.
Quesnay acha que tem de haver liberdade econômica como diz na célebre frase: “Laissez-faire, laissez-passer, le monde va de lui-même” ou seja, deixar fazer,deixar passar, que o mundo vai por si mesmo. Cria a idéia de “oferta-procura”, isto é, quanto maior a procura do produto, maior seu preço. Contrariamente, quanto menor a procura, menor o preço. Se existirliberdade, produz-se e consome-se o necessário, logo, há estabilidade do preço e equilíbrio.

Principal Obra
TABLEAU ÉCONOMIQUE
Em 1758 Quesnay publicou a obra Tableau Économique (Quadro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANTROPOLOGIA,principais correntes de pensamento
  • O Liberalismo Foi Principal Corrente De Pensamento Da Poca
  • François Quesnay
  • François quesnay
  • François Quesnay
  • François quesnay
  • François Quesnay
  • François Quesnay

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!