menores infratores

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2014
Que Juízo vai lidar com questões legais de importância fundamental, que vai ser um documento crítico das audiências da II Vara de Justiça do Rio de Janeiro e das condições espúrias em que os garotossão alojados, isso não dá pra questionar: Maria Augusta Ramos realizou um trabalho fundamental e obrigatório. Mas atrelar a importância de Juízo somente a essas questões é jogá-lo na vala comum dos“documentários necessários” e ignorar a forte experiência estética que certamente tem muito mais a dizer sobre seu assunto (em termos informativos e pedagógicos mesmo) do que a eficiência dosdocumentários de tema.

Maria Augusta Ramos arrumou uma solução formidável para fazer seu filme sobre o julgamento de menores de idade infratores: como o juizado não deixa que se revelem rostos e nomes demenores que cometeram crimes, a diretora escalou adolescentes não-infratores para representar personagens reais que não poderiam aparecer. A cineasta elege um “outro” em seu documentário para fazer arepresentação de um personagem real. O fato dos garotos não-atores viverem em condições similares aos garotos reais não quer dizer muita coisa: a força está justamente nessa necessidade em ter deficcionalizar para fazer um documentário.

É nesse cruzamento que acontece a inversão mais interessante do filme. O promotor, a juíza, o defensor, os pais dos garotos que, digamos, “não interpretam” têm umaperformance exaustiva (no caso da juíza, até mesmo espalhafatosa), ao passo que os garotos parecem um tanto quanto constrangidos com a exigência de encenação. Eles estão muito menos preocupados com osefeitos de autenticidade do que os personagens reais de Juízo. Deve ser interessante assistir este filme sem o aviso prévio da estratégia da diretora. Naturalmente poderia se ver frieza, calculismo eindiferença em alguns dos jovens, que conseguem trazer a autenticidade que Bresson acreditava que somente os não-atores podem impingir aos papéis.

Pra falar de Juízo o melhor não parece ser a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Menores infratores
  • O menor infrator
  • Menores infratores
  • Menores Infratores
  • menor infrator
  • Menores infratores
  • Menores infratores
  • Menores infratores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!