Marketing Social: uma parceria entre a Administração Pública e uma empresa de comunicação

Páginas: 6 (1309 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Marketing Social: uma parceria entre a Administração Pública e uma empresa de comunicação
Caso de Ensino de Marheting Social: uma parceria entre a Administração Publica e uma empresa de comunicação.

A relação pessoal entre o Governo brasileiro e a sociedade tem utilizado, há longo prazo, à mídia como uma forte aliada como instrumento de persuasão sobre a população. Esse diagnosticodireciona recursos em propostas na área de marketing social com objetivo de amenizar problemas sociais, através de programas de prevenção.
Entretanto, em consequência do grande assedia pelos canais de multimídias, pelos setores privados (empresas), elevaram os custos com propagandas a valores a serem estudados pelos setores que utilizam desses serviços.
Esses estudos, revelam a necessidade decriarem projetos de multimídias com propostas de grande impacto social, ou caso contrario, esse investimento será desperdiçado, visto que, ao não conseguir atingir seus objetivos, consequentemente, não trará lucros para a empresa.
Dentro desta perspectiva, com objetivos de evitar desperdício de verbas públicas, os governos buscam métodos de pesquisas para identificarem indícios se as propostasefetivadas como marketing social surtirão os efeitos desejados, visto que um dos preceitos da administração pública e primar pela economicidade de seus recursos.
No texto Elaborado por Paulo Ricardo dos Santos Meira, Cristiane Pizzutti dos Santos, Elaine Di Diego Antunes e Luís Felipe Machado do Nascimento Caso de Esnino de Marheting Social: uma parceria entre a Administração Publica e uma empresa decomunicação. Relata essa preocupação e afirma:
Contudo, um desafio importante se acercava: cada vez mais os clientes querem estar certos de que o investimento em marketing, sobretudo em publicidade e promoções, dá retorno. (pág.02).

Em relação a essa situação, a elaboração do orçamento público, ou seja, o planejamento e execução das finanças públicas tende a se demostrar cauteloso para quenão ocorra surpresas indesejáveis.
De acordo com o texto citado acima, a Assembleia Legislativa exerceu um papel de fiscalização do orçamento governamental, ao realizar cortes no orçamentos conforme citação:
A verba limitada do cliente, o governo, em virtude de cortes de orçamento feitos pela Assembleia Legislativa, obrigando as campanhas a ter qualidade, mas custo baixo de produção eveiculação. (pág. 08).

Em consequência desses cortes o contratante, em questão o governo, diante da limitação orçamentaria, deve estabelecer critérios rigorosos para a aplicação dessas verbas. Dentro desses critérios, estabelece a contratação de empresas de que ofereçam serviços prestados de qualidade.
A empresa citada no texto MTV estabeleceu contatos com profissionais especializados na área demarketing, para subsidiar os projetos desenvolvidos pela empresa, com objetivo de oferecer um serviço de qualidade. Esse exemplo demonstra a importância do assessoramento de profissionais qualificados dentro das organizações governamentais e não governamentais para oferecerem informações precisas para o cliente.
Através da pesquisa de mensuração o texto relata que os profissionais da empresa citada,identificou os riscos e acertos ao emplacar uma campanha de publicidade. Ao estabelecer essa analise ofereceu ao cliente, o governo, dados e informações específicas que garantiram o sucesso da campanha. Consequentemente, esses indicadores fortaleceram a proposta do projeto e garantiu a aplicação dos recursos.
A partir dos conceitos apresentados na bibliografia citada como base desta produção, énotável a importância de um planejamento organizado para realização de projetos que envolva produtos possíveis de algum tipo de falha, como exemplo a publicidade para que não ocorra desperdício de verbas públicas.
Desta forma, os governantes devem estabelecer critérios rigorosos para garantirem que os recursos aplicados em serviços para a comunidade sejam operacionalizados de forma que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!