Caso de Ensino de Marketing Social: uma parceria entre a Administração Pública e uma empresa de comunicação

Páginas: 9 (2196 palavras) Publicado: 29 de junho de 2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO 4
2.1.1 Histórico 4
2.1.2 Objetivos da Parceira 4
2.2 ORÇAMENTO PÚBLICO 4
2.2.1 Conceito 4
2.2.2 Decisões / Reações da MTV 5
2.3 POLÍTICAS PÚBLICAS 5
2.3.1 Conceito 5
2.3.2 Ferramentas de Marketing 6
2.3.3 Marketing Social 7
2.4 EMPRESAS PÚBLICAS 8
2.4.1 Conceito 8
2.4.2Administração direta e indireta 8
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho consiste em analisar a importância do Marketing Social sendo exemplificada uma parceria entre a Administração Pública representada pelo Detran/RS e uma empresa de comunicação localizada no Rio Grande do Sul (RS) - MTV.
Para isto, foram traçadas algumas considerações que permitemidentificar ambas as instituições e a forma como o marketing social pode ser utilizado por empresas públicas conscientizando a população e reduzindo os custos governamentais, sobretudo com tratamentos de saúde de pessoas que vivenciam acidentes de trânsito.
Este contexto é exemplificado pela necessidade do Detran/RS que procurou a MTV/RS para o desenvolvimento de campanhas de conscientização dos condutoresuma vez que são comuns acidentes causados principalmente pela imprudência.
Sendo assim, como o marketing social tem entre seus objetivos atenuar ou eliminar problemas sociais (nesse caso os acidentes que se vinculam a saúde pública uma vez que os custos para atendimentos dessas vítimas são notórios) sendo desenvolvido pela empresa de televisão MTV por meio de profissionais competentes quecumpririam os objetos do Detran pela promoção de campanhas.
Dessa forma, etapas que serão percorridas para cumprir o objetivo delineado anteriormente fundamentam-se na análise bibliográfica do estudo de caso que relaciona o Detran e a MTV localizados no Rio Grande do Sul.





2 DESENVOLVIMENTO


2.1 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO

2.1.1 Histórico
O estudo de caso proposto pela Unoparenvolve duas empresas distintas:
• Detran – RS: uma autarquia executiva de trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
• Grupo VIT: representante da MTV no Rio Grande do Sul (RS)

2.1.2 Objetivos da Parceira

A MTV desenvolvia um projeto de Serviços de Utilidade Pública (SUP) ligado à segurança no trânsito e juntamente com o Detran/RS, dessa forma a emissora elaborava anualmente umacampanha e cobrava desta autarquia somente a produção, em um espírito de parceria pela causa.
Esta estratégia desde 2003 (ano que em foi lançada a primeira campanha) redeu a Vitor Faccioni, diretor executivo do Grupo VIT um prêmio em 2006 que agora em 2007 tinha um novo desafio para empregar o tema segurança e trânsito, mas em uma perspectiva distinta das campanhas anteriores.

2.2 ORÇAMENTOPÚBLICO

2.2.1 Conceito

O orçamento público segundo o direito administrativo brasileiro permite que o Poder legislativo autorize o Poder executivo, bem como outras unidades administrativas independentes executar determinada despesa pública observando os parâmetros normativos da enquadra-se na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei n°101 de 4 de maio de 2000) que determina a responsabilidade dosentes administrativos em relação as finanças públicas devem haver uma a responsabilidade na gestão fiscal.
Dessa forma, os orçamentos são enviados a Assembléia Legislativa de cada Estado uma vez que representa o Poder Legislativo tendo a função de discutir, modificar, aprovar e submete novamente ao Chefe do Executivo os orçamentos emitidos pelos órgãos de administração diretas e indiretas como écaso de autarquias como Detran/RS para sanção dos gastos a serem efetuados geralmente no ano posterior.
Verificou-se neste de caso que o orçamento inicial do Detran/RS para a realização de campanhas de marketing social não foi aprovado, havendo uma redução do valor total das despesas com as campanhas de conscientização no trânsito

2.2.2 Decisões / Reações da MTV

O orçamento disponível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!