Luminotecnica

Páginas: 6 (1373 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 Lâmpadas Fluorescentes

1. Objetivos

Este procedimento experimental tem como objetivo principal permitir ao aluno a prática na ligação de lâmpadas fluorescentes, componentes cada vez mais utilizados por grande parcela da população brasileira.

Dentre as práticas na ligação de lâmpadas fluorescentes estaremos interesados principalmente nas categorias convencional com botão de partidainstantânea, convencional com partida com starter e com partida rápida (uma lâmpada com reator simples) e por último lâmpada com partida rápida (duas lâmpadas com reator duplo). Para cada caso vamos montar o circuito correspondente e analisar os resultados.


2. Materiais e componentes

Para o ensaio em estudo, utilizaremos os seguintes materiais e componentes:

a. 2 Lâmpadas Fluorescentes;b. 1 Reator;
c. 1 Reator Simples;
d. 1 Reator Duplo;
e. 1 Botão de Acionamento;
f. 1 Interruptor;
g. 1 Starter;
h. 1 Fonte (Fase – Neutro) 220V;
i. Fios



3. Fundamentos teóricos


A teoria de Luminotécnica, ou o estudo da aplicação de iluminação artificial em espaços, sempre foi objeto de estudo de grande valia e aplicação para atividades científicas e sociológicas. Desde ostempos mais primórdios, sempre foi preocupação do homem duprir a falta de luz natural.
Ao decorrer dos séculos diversas técnicas e lâmpadas foram desenvolvidas de modo a atender as diversas necessidades humanas. Dentre elas, o ensaio a ser realizado foca especificamente na luminotécnica fluorescente.
Lâmpadas fluorescentes diferenciam-se por utilizar a descarga elétrica através de um gás paraproduzir energia luminosa. De maneira geral, lâmpidas fluorescentes tubulares consistem de um bulbo cilíndrico de vidro com eletrodos metálicos de tungstênio em suas extremidades, por onde a corrente elétrica circula. Geralmente o tungstênio é recoberto com óxidos para aumentar seu poder emissor.
Seu interior é composto por vapor de mercúrio ou argônio a baixa pressão e suas paredes são recobertaspor materiais fluorescentes conhecidos como cristais de fósforo e normalmente compostos por complexo de cálcio, bário, zinco entre outros.



Figura 01 – Exemplo de Lâmpada Fluorescente

De maneira geral, uma fonte de iluminação fluorescente é um aparelho composto de lâmpada fluorescente, calha, starter, receptáculo, reator e acessórios.
O starter é um dispositivo constituídode um pequeno tubo de vidro dentro do qual
são colocados dois eletrodos imersos em gás inerte, responsável pela formação inicial do arco que permitirá estabelecer um contato direto entre os referidos eletrodos e destina-se a provocar um pulso de tensão a fim de deflagrar a ignição da lâmpada. O princípio básico que norteia o seu funcionamento é o do bimetal, onde um contato que no início estáfechado mas que com o aquecimento da lâmina, abre o circuito, produzindo a sobretensão necessária para dar ignição à lâmpada.



Figura 02 – Starter para Lâmpada Fluorescente

Outro componente muito importante no conjunto de iluminação fluorescente são os reatores. Os reatores, que geralmente são bobinas enroladas em um núcleo de ferro, têm duas funções: Produzir a sobretensão no momento dodesligamento do starter e limitar corrente. No momento em que se dá a condução do gás, tudo se passa como se houvesse um curto-circuito, pois a resistência elétrica passa a ser quase nula, porém neste momento o reator age como uma reatância, limitando a corrente.
Existem dois tios de reatores, o eletromagnético que consiste de uma bobina com núceo de ferro ligada em série com a alimentação dalâmpada e o reator eletrônico, que possui a mesma função do reator eetromagnético e consiste basicamente de um circuito de retificação e um inversor oscilante de 16 a 50 kHz. Os reatores eletrônicos oferecem inúmeras vantagens em relação aos etromagnéticos, a saber: menor ruído audível, menor aquecimento e menor consumo de energia elétrica.

Figura 03 – Reator para Lâmpada Fluorescente

De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Luminotecnica
  • Luminotecnica
  • Luminotécnica
  • luminotecnica
  • Luminotécnica
  • Luminotécnica
  • Luminotécnica
  • Luminotecnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!