etrategias de coping

Páginas: 14 (3319 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Resumo

O conceito de coping tem sido descrito como o conjunto das estratégias utilizadas pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias adversas ou estressantes. O presente artigo apresenta as definições de estilos e estratégias de coping, sua eficácia e possíveis relações com traços de personalidade são discutidas. É salientada a necessidade de uma teoria de stress-coping específica paracrianças, tendo em vista as mudanças cognitivas que ocorrem no curso de seu desenvolvimento. Deste conceito.























INTRODUÇÃO
Neste presente artigo vamos a bordar sobre estratégias de Coping dizer que Coping é concebido como o conjunto das estratégias utiliza das pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias adversas. Os esforços despendidos pelosindivíduos para lidar com situações estressantes, crônicas ou agudas, têm se constituído em objeto de estudo da psicologia social, clínica e da personalidade, encontrando-se fortemente atrelado ao estudo das diferenças individuais. Estratégias de coping, ou enfrentamento. São esforços cognitivos e comportamentais para lidar com situações de dano, de ameaça ou de desafio quando não está disponível umarotina ou uma resposta automática. Apenas esforços conscientes e intencionais são considerados estratégias de coping e o estressor deve ser percebido e analisado não sendo assim consideradas respostas subconscientes.
Os estudos de coping frequentemente são feitos pela psicologia da saúde para avaliar como é a reação dos indivíduos e da família a transtornos, doenças e tratamentos.COPING
Segundo Ribeiro (2000,p.56) diz que “Coping é uma palavra pouco usada em português. Está estreitamente associada ao stress”. Este escrito já no seu formato em português, e que antes se escrevia stress. Se acontecer ao coping o que acontece a outros inglesismos, tais como futebol que se passou a escrever futebol, tal como cassette que se tornou cassete, ou diskette quese tornou disquete talvez este termo se passe a escrever copingue.
O autor (ibden,pag.57) acrescenta dizendo que na linguagem científica os investigadores, usam a palavra "coping", "adaptação", "confronto", "gerir", "lidar com", para se referir ao mesmo fenómeno. No Brasil a palavra utilizada é "enfrentamento", que é um termo muito expressivo. De facto o coping refere-se ao modo como aspessoas enfrentam as múltiplas exigências da vida com o objectivo de os resolver. Ou seja o coping é algo que estamos sempre a fazer, no sentido em que temos constantemente exigências do tipo "o meu filho está com febre", "tenho que comprar presentes de Natal e o dinheiro escasseia", "o meu emprego está em risco", "tenho uma multa para pagar". Algumas destas coisas são mais leves e com solução maisfácil de encontrar, outras de solução mais difícil.
Tecnicamente coping define-se como "esforços cognitivos e comportamentais para gerir exigências específicas, internas e/ou externas, que são avaliadas como excedendo, ou como estando nos limites dos recursos pessoais". Ou seja, não se refere somente às coisas que acontecem mas incluem também aquelas que as pessoas pensam que acontecem ou que podemacontecer.













DIFERENÇA ENTRE COPING E MECANISMO DE DEFESA
Segundo Vaillant, (1994,p.123) afirma que “desde o início do século, pesquisadores vinculados à psicologia do ego têm concebido o coping, enquanto correlato aos mecanismos de defesa, motivado interna e inconscientemente como forma de lidar com conflitos sexuais e agressivos”.
Já Tapp (1985,p.25)diz que os eventosexternos e ambientais, posteriormente incluídos como possíveis desencadeadores dos processos de coping foram, a exemplo dos mecanismos de defesa, categorizados hierarquicamente no sentido dos mais imaturos aos mais sofisticados e adaptativos”. Assim, para esta primeira geração de pesquisadores, o estilo de coping utilizado pelos indivíduos era concebido como estável, numa hierarquia de saúde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coping
  • Coping
  • coping
  • etrategia de negocios
  • Etrategia dinamica
  • Etrategias de produção
  • Estresse e coping
  • Coping religioso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!