ptcc

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Etec Prof.Camargo Aranha

Jessica Ferreira da Silva n°42 1°NL




OBESIDADE NO BRASIL











São Paulo
2013Jessica Ferreira da Silva n°42 1°NL






OBESIDADE NO BRASIL

Trabalho apresentado à Etec Prof.Camargo Aranha, para a disciplina
Linguagem, Trabalho e Tecnologia, para obtenção de conceito semestral.




Profª Orientadora: Ruth de CarmoSão Paulo
2013
Resumo

No Brasil, metade da população tem excesso de peso. Esta é a primeria vez que o índice de sobrepeso atinge mais da metade da população brasileira.
A pesquisa Vigitel divulgada no ano passado, baseada em levantamento de 2011, apontava que 48,5% da população tinha excesso de peso. Em 2006, primeiro ano avaliado pela pesquisa, esse índice era de 43%.
Apesquisa aponta que 17,4% dos brasileiros são obesos, índice que era de 15,8% no ano passado e de 11,4% em 2006. A obesidade é caracterizada por um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2. Já o excesso de peso é caracterizado por um IMC maior que 25 kg/m2.
Entre os homens, a prevalência de excesso de peso é maior do que nas mulheres: 54,5% deles estão nessa situação. Entre as mulheres, oíndice é de 48,1%. Quanto à obesidade, as mulheres têm índice pior: 18,2% delas são obesas, enquanto 16,5% dos homens apresentam o problema.
Apesar do aumento progressivo da obesidade nos últimos anos, o Brasil ainda tem uma proporção de obesos menor do que Estados Unidos (27,7%), Chile (25,1%), Argentina (20,5%) e Uruguai (19,9%).
A pesquisa aponta que o consumo de alimentos saudáveis tende aaumentar quanto maior a escolaridade da população. Frutas e hortaliças estão presentes regularmente no cardápio de 45% daqueles brasileiros que concluíram, no mínimo,12 anos de estudo.
O secretário observa que o indicador mais preocupante é o que revela o consumo excessivo de gordura saturada: mais da metade da população consome leite integral regularmente. Barbosa lembra que o ideal, para adultos, é oconsumo de leite desnatado.
Se os homens têm maior proporção de excesso de peso, eles estão melhor do que as mulheres quanto à prática de atividades físicas: 41,5% deles declaram praticarem atividades físicas no tempo livre. Entre elas, só 26,5% fazem exercícios no tempo livre

SumárioIntrodução...................................................................................................... 01
Obesidade no Brasil....................................................................................... 02
Conclusão ..................................................................................................... 04
Bibliografia..................................................................................................... 05

















IntroduçãoObesidade,  é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.
Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como umsério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono e osteoartrite.
O índice de obesidade também cresceu em relação aos anos anteriores. A pesquisa aponta que 17,4% dos brasileiros são obesos, índice que era de 15,8% no ano passado e de 11,4% em 2006.
“Temos odesafio de barrar crescimento contínuo do excesso de peso e da obesidade em homens e mulheres", diz Barbosa. Ele acrescenta que a obesidade pode ser combatida "desde a cantina da escola à lanchonete da empresa" e que os pais não devem permitir que as crianças substituam água por refrigerante.














Obesidade no Brasil

No Brasil, 51% da população tem excesso de peso. De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ptcc
  • Ptcc
  • ptcc
  • PTCC
  • PTCC
  • ´ptcc
  • Ptcc
  • PTCC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!