Princesa Isabel

Páginas: 2 (495 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
nasceu em 29 de Julho de 1846, no Palácio de são cristovão (rio de janeiro). Foi a primeira filha do imperador Dom Pedro II, e tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura doirmão mais velho.
A fim de prepará-la para seu papel, começou o imperador Pedro II a preocupar-se com a formação da futura imperatriz. Desde cedo, Dom Pedro iniciou entendimentos para dar às filhas umapreceptora. Por indicação da tia das princesas, Francisca de Bragança, a escolhida foi a condessa de Barral, que pode ser considerada o grande amor de Dom Pedro II. A condessa iniciou suas funções emsetembro de 1855. Para a educação de Isabel numerosos mestres foram designados, que elaboraram um severo programa de estudos.
Desde a sua infãncia sempre foi muito próxima dos negros,mantinha umdiálogo franco e cordial, inclusive nas brincadeiras, que pode vir a explicar sua futura inserção no movimento abolicionista.
E em 1846, a princesa Isabel se casa com Gastão de Orléans, Conde d'Eu, comquem teve três filhos.
Sempre liberal, a princesa uniu-se aos partidários da abolição da escravidão. Apoiou jovens políticos e artistas, embora muitos dos chamados abolicionistas estivessem aliados aoincipiente movimento republicano. Financiava a alforria de ex-escravos com seu próprio dinheiro e apoiava a comunidade do Quilombo do Leblon, que cultivava camélias brancas, símbolo do abolicionismo.Chegava mesmo a receber fugitivos em sua residência em Petrópolis.
Aos 25 anos, D. Isabel tornou-se a primeira senadora do Brasil, há que se notar que foi a única a desfrutar desse dispositivoconstitucional. Após assumir a regência do império pela terceira vez, a princesa aliou-se ao movimento popular, demonstrando determinação política e convicção do que considerava o melhor para o País, pois oBrasil foi a última Nação do ocidente a abolir a escravidão.
Mesmo advertida pelo marido, assinou a Lei Áurea, afinal, a escravidão, que tanto envergonhara a raça humana no Brasil, já durava, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Princesa isabel
  • Princesa Isabel
  • Princesa Isabel
  • princesa isabel
  • Princesa Isabel
  • princesa isabel
  • Princesa isabel
  • Princesa isabel e mestre bimba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!