Ludicidade Monografia

Páginas: 8 (1922 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015








A LUDICIDADE COMO FONTE NORMATIZADORA DA APRENDIZAGEM










A LUDICIDADE COMO FONTE NORMATIZADORA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL DA ESCOLA JOÃO PRUDÊNCIO DE BRITO











Parauapebas – Pará
Outubro 2011
PROBLEMÁTICA

A escola precisa ser uma fonte de conhecimento constante, inovadora, inspiradora e respeitada. No mundo globalizado em que vivemos estamos sempre nosaperfeiçoando e criando novas perspectivas, tanto pessoal como profissional. Saber escutar e executar tarefas é necessário para que nosso trabalho não fique obsoleto. Pensar na ludicidade dentro do contexto escolar é importante, pois aprender brincando é algo fabuloso e construtivo. As dificuldades encontradas com certas metodologias se tornam inúteis se não souber administrá-las em sala de aula,contudo, com atividades lúdicas alinhadas a metodologia a aprendizagem se tornará mais eficiente e agradável ao educando.
Os desafios são inúmeros, o medo, o receio de estar fazendo o errado, tudo isso muitas das vezes desencoraja o educador no ato de ensinar. Assim, construir o conhecimento aos educandos é algo contínuo e fabuloso, principalmente, quando se utiliza o lúdico.
Diante de taisenfoques epistemológicos no que tange o ato de ensinar e aprender, a ludicidade pode ser englobada no contexto da escola para uma melhor aprendizagem dos alunos do ensino fundamental inicial?
















JUSTIFICATIVA

Ao longo desta jornada de estudos, pode-se perceber que as questões oriundas acerca da temática abordada é de fundamental importância para o enriquecimento do conhecimento no decorrerdo curso, pois a visualização das ações coletadas neste percurso nos remetem a pensar que a ludicidade é de alguma forma viável para agregar novos valores culturais aos educandos.
Ao abordar este enfoque epistemológico da ludicidade é fato considerar que colocar mais esta ferramenta educacional em sala de aula é de importante significância, pois o ensino-aprendizagem se torna mais dinâmico eeficiente. As observações realizadas no ambiente escolar, motivaram-nos a abranger esta temática tão discutível na educação.
A grande diversidade de práticas pedagógicas que caracterizam o ensino fundamental inicial, reflete em distintas concepções quanto suas atribuições e ao seu sentindo no uso do lúdico na escola. É muito comum visar e garantir um ambiente de harmonia e ordem, para que algumaspráticas educativas não possam suprimir o lúdico, pois estas práticas podem impor às crianças regras desnecessárias.
Neste mundo tão complexo e diversificado que estamos vivenciando, pode-se perceber que as brincadeiras trazem vários benefícios para o desenvolvimento cognitivo do educando, seja emocional ou social. O ato de brincar proporciona a descoberta do mundo, pois a criança entra no universodas aprendizagens concretas e constrói o seu próprio conhecimento, explorando meio, as pessoas e os próprios objetos que os rodeiam. Ao brincar o educando desenvolve uma imaginação, passa a tomar decisões e, principalmente, aprende a se interagir com os outros.
Enfim, esta pesquisa contribuirá para uma melhor análise quanto ao uso da ludicidade na sala de aula, afim que se possa construir de modomais abrangível o conhecimento de cada integrante e que seus paradigmas sejam utilizados como fonte de sabedoria. Assim, suas práticas pedagógicas fiquem mais dinâmicas e seu uso possa enriquecer sua metodologia no ato de ensinar.




OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Analisar o funcionamento do uso da ludicidade no contexto em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Investigarcomo o lúdico funciona nas aulas;
Diagnosticar as metodologias utilizadas na elaboração do planejamento das aulas;
Verificar o comportamento dos educandos no ato de aprender brincando;
Verificar como as crianças aprendem com a ludicidade.






















FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os estudos da psicologia atualmente tem mostrado que o brincar exerce uma grande influência no desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monografia ludicidade na educação infantil
  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!