Pgrss ECO 2011

Páginas: 5 (1152 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015










PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

PGRSS

























ECO FARMA DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS LTDA
Av. Bernardo Mascarenhas, 829 Galpão 06 - Fábrica Juiz de Fora - MG
Tel: (32) 3235-1020
Farmacêutico: Marília Andrade Coelho - CRF/MG 19619
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE


OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho é aplicar aRESOLUÇÃO – RDC N167 Nº 306, de 07 de dezembro de 2004 e estabelecer normas e critérios para a coleta dos resíduos internos e externos garantindo a segurança dos colaboradores da distribuidora, dos funcionários da coleta de lixo urbano e preservação do Meio Ambiente.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Para que as ações definidas no PGRSS tenham sucesso, é necessário compreender os impactos gerados no meio ambiente emdecorrência das atividades realizadas por distribuidoras de materiais e medicamentos hospitalares, quando houver.

PRINCÍPIO DOS 3 Rs:
O princípio dos 3 Rs(Reduzir, Reutilizar, Reciclar) é universalmente aceito como uma forma de minimização de impactos ambientais, podendo ser aplicados nos estabelecimentos distribuidores de materiais e medicamentos, gerando economia, controle de consumos demateriais e insumos.

REDUZIR: realizar ações para minimizar a geração dos resíduos e seus impactos, diminuindo o consumo de materiais, racionalizando o uso de energia de diversas fontes como privilegiar a compra de equipamentos com menor consumo de energia, eliminar vazamentos e estimular a economia de água, usar meios eletrônicos para divulgar informações ao invés de material impresso, comprar produtossem excesso de embalagem.
REUTILIZAR: consiste em prolongar a vida útil de um produto ou material, usando-o novamente, sem que seja necessário reprocessá-lo, como reutilizar as embalagens de caixa de papelão e uso de folhas impressa como rascunho ou para novas impressões.
RECICLAR: semelhante a reutilizar, com a diferença de necessitar de um processamento adicional. Quando separamos o plásticopara reciclagem, por exemplo, este é limo, triturado, derretido e granulado para poder ser utilizado novamente. A desvantagem da reciclagem em relação a reutilização é que, na maioria das vezes, o processo requer consumo de energia e gera novos tipos de resíduos.

IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO:
Razão Social: Ecofarma Distribuidora de Medicamentos ltda
Nome Fantasia: Ecofarma
CNPJ: 05.767.719/0001-76Endereço: Av. Bernardo Mascarenhas, 829 Galpão 06
Fábrica, Juiz de Fora - MG
CEP.: 36.080-000
Fone/Fax: (32) 3235-1020
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00h
Capacidade de atendimento: Atender as drogarias de Juiz de Fora e cidades vizinhas, prestando um serviço de qualidade com acompanhamento farmacêutico.
Área do Estabelecimento: 232m2
Área Construída: 232m2Responsável Técnico pelo Estabelecimento: Marília Andrade Coelho, CRF-MG 19619.

PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO:
O processo de distribuição de medicamentos consiste em adquirir determinadas quantidades de produtos através da indústria e de outras distribuidoras e repassar as drogarias de acordo com os pedidos feitos. Este processo não caracteriza fracionamento e nem diluição de medicamentos. Adistribuição de medicamento é feita respeitando suas porções e embalagens próprias definidas pelos fabricantes.
Foram definidos 04 pontos geradores de resíduos:
a. RECEPÇÃO: área destinada ao recebimento e conferência dos produtos.
b. ESTOQUE: área destinada a separação e embalagem dos pedidos.
c. ESCRITÓRIO: área destinada ao trabalho burocrático.
d. COPA: área destinada à refeição dos colaboradores.RECEPÇÃO: Local arejado por ventilação natural, iluminação natural adequada, paredes feitas de tijolos, pintadas, cobertura em telhas metálicas e apoiada por estrutura metálica. Na recepção é feito o recebimento, conferência e inspeção dos produtos que serão encaminhados para o ESTOQUE. Neste setor os resíduos são administrativos, depositados em sacos de lixo e acondicionados em lixeira plástica....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pgrss
  • PGRSS
  • O QUE O PGRSS
  • PGRSS
  • pgrss
  • Pgrss
  • PGRSS
  • Pgrss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!