Lucro Real X Presumido

Páginas: 14 (3358 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
Lucro Real e Presumido
Existem duas formas básicas de apuração de impostos incidentes sobre o lucro: A apuração do LUCRO REAL e o LUCRO PRESUMIDO.
1) Lucro Real
O lucro real é apurado com base em levantamento de balanço e demonstração de resultado de determinado período. Assim, o profissional contábil efetua os lançamentos pertinentes, apura se houve lucro ou prejuízo e, com base nalegislação do imposto de renda e da contribuição social, efetua os ajustes de despesas indedutíveis e receitas isentas. Para ser possível a tributação por este método, a empresa deve contar com organização suficiente no sentido de possibilitar o controle efetivo de receitas e despesas (contas correntes bancárias, aplicações, contas a receber e a pagar, ativo permanente, entre outros itens), muito embora osoutros métodos de tributação não eliminem totalmente esta necessidade. A terminologia "lucro real" é normalmete utilizada para se diferenciar o tipo de imposto a que a empresa está sendo submetida mas, tecnicamente, se refere ao "lucro que serve como base para o imposto de renda". Este é "real" em virtude de se efetuar "ajustes" no valor encontrado na demonstração de resultado, a qual indica o"lucro contábil". Estes ajustes podem aumentar ou diminuir o lucro contábil, como por exemplo uma despesa efetivamente realizada e paga mas que, por determinação legal, não pode ser deduzida da base de cálculo do imposto. De modo resumido: "lucro real é o lucro efetivamente auferido pela empresa, com base em registros contábeis permanentes e devidamente ajustado segundo a legislação fiscal".
2) LucroPresumido
O lucro presumido é apurado mediante aplicação de percentual fixo sobre a receita. O resultado encontrado é utilizado para cálculo do imposto de renda e da contribuição social. Como o próprio nome indica trata-se de se presumir qual o lucro efetivo de uma sociedade, independente dos registros contábeis. Existem percentuais específicos mas, de momento, pode-se ter como regra básica:
a)lucro presumido sobre vendas de produtos e mercadorias (comércio) = 8% do total da venda líquida
b) lucro presumido sobre vendas de serviços = 16% (em alguns casos deve-se aplicar 32% do total dos serviços)
Sobre o resultado obtido calcula-se o imposto de renda pessoa jurídica e a contribuição social sobre o lucro.
Assim, podemos entender que o lucro presumido é um método simplificado paraapuração da base de cálculo dos impostos incidentes sobre o lucro e independe do fato da empresa ter ou não resultado positivo em suas operações.
No momento de determinar a forma de tributação a ser aplicada, a principal análise a ser feita é se efetivamente a empresa apresenta a margem de lucro definida na legislação (8, 16 ou 32%) e, em vista desta situação, se é recomendável, então, recolher poreste sistema.
Notar, ainda, que na aplicação do sistema de "lucro presumido", a empresa não está dispensada da escrituração comercial e está sujeita a apresentação, no mínimo, do livro caixa e da base utilizada para apuração dos impostos.
E


O que é lucro real e lucro presumido?
A legislação tributária estabelece essas duas formas de apuração do lucro para fins de cálculo do Imposto deRenda e da Contribuição Social, sobre o lucro das atividades operacionais das empresas:
- Lucro Real: os impostos são calculados com base no lucro real da empresa, apurado considerando-se todas as receitas, menos todos os custos e despesas da empresa, de acordo com o regulamento do imposto de renda.
- Lucro Presumido: os impostos são calculados com base num percentual estabelecido sobre o valordas vendas realizadas, independentemente da apuração do lucro.
LUCRO REAL X LUCRO PRESUMIDO 0
.
Para as empresas que não se enquadram no Super Simples, ou não desejarem optar pelo por esse regime, há também o regime de tributação pelo “Lucro Real” ou pelo regime “Lucro Presumido” No Lucro Real , os impostos são calculados com base na realidade dos negócios da empresa, considerando-se todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lucro real x lucro presumido
  • LUCRO REAL X PRESUMIDO
  • Lucro real x lucro presumido
  • Lucro presumido x lucro real
  • Lucro real x lucro presumido
  • Lucro Presumido x Lucro Real
  • Lucro presumido x lucro real
  • Lucro Real x Lucro Presumido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!