lombriga

Páginas: 6 (1496 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Os polímeros:

Os polímeros são compostos por macromoléculas (com grande tamanho e/ou massa molecular) constituídas pelas n repetições de moléculas menores: os monômeros.
Assim, podem ser classificados de acordo com esse número de repetições:

a) Dímero – quando há dois monômeros em cadeia (1 repetição).

b) Trímero – quando há três monômeros em cadeia (2 repetições).

) Polímero –quando há n repetições de monômeros na cadeia.

Polimerização:
Os polímeros são formados através de sucessivas reações entre os monômeros correspondentes (não necessariamente da mesma espécie química – copolímeros), ou através da policondensação (reação entre dois monômeros diferentes cujos produtos são o polímero desejado e outro composto – água ou amônia, em geral).

Um exemplo de reação decondensação é a da formação da baquelite:
Durante a síntese da baquelita, moléculas de água (indesejáveis ao processo) também são produzidas.

Para a produção de polímeros de vinilas (como o PVC), o método de polimerização mais utilizado é através de emulsificação em água: em um tanque com água (até mesmo na temperatura ambiente) são adicionados os monômeros do polímero a ser formado, e umsurfactante (sabão ou detergente – para dissolver os monômeros, pois são hidrofóbicos).

O surfactante forma miscelas (que solubilizam os monômeros) na fase aquosa e, com a adição de algum iniciador de radicais livres (como o peróxido de benzoíla) que também migra para essas miscelas, a polimerização é iniciada.

O petroleo e seus derivados quimicos:
O petróleo é uma mistura complexa de compostosorgânicos, sendo que os principais são os hidrocarbonetos,ou seja, substâncias formadas somente por átomos de carbono e hidrogênio e que podem ser subdivididas em cinco grupos principais: alcanos, alcenos, alcinos, cicloalcanos e aromáticos.
Na composição do petróleo, também são encontrados compostos orgânicos que possuem átomos de nitrogênio, oxigênio e enxofre, além de poder conter tambémalguns metais. Visto que o petróleo foi formado pela decomposição lenta (milhões de anos) de matéria orgânica (seres animais e vegetais), é de se esperar que a maior parte de sua composição seja de hidrocarbonetos, sendo, portanto, natural que elementos derivados da matéria orgânica encontrem-se em menor quantidade no petróleo extraído atualmente.

Gasolina sintetica:

- A gasolina sintética éformada por hidrocarbonetos resultantes da combinação direta do
carbono com o hidrogenio.
Este processo de fabrico foi iniciado durante a Segunda guerra mundial com a hidrogenização
do carvão, lenhito e alcatrão. O combustível pulverizado em suspensão em óleo era
facilmente aspirado por bombas, e injetado, juntamente com o hidrogenio, em torres catalíticas.
Utilizando altas pressões etemperaturas e com o auxilio de um catalisador, provocava-se a
quebra das moléculas de carbono e hidrogenio, obtendo-se moléculas compostas por estes dois
elementos. A destilação fracionada destes produtos permitia obter uma primeira quantidade de gasolina,
sendo o restante hidrogenado com o mesmo objetivo.


Carvão mineral:

- O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta oumarrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. As formas mais duras, como o antracito, podem ser consideradas rochas metamórficas devido à posterior exposição a temperatura e pressão elevadas. É composto basicamente por carbono, enxofre, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, além de elementos vestigiais[carece de fontes]. Quanto maior o teor de carbono, mais puro se considera. Existem quatrotipos principais de carvão mineral: turfa, linhito, hulha e antracito (em ordem crescente do teor de carbono). É extraído do solo por mineração a céu aberto ou subterrânea. Entre os diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvão mineral o mais abundante. Com o coque e o alcatrão de hulha, seus subprodutos são vitais para muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lombriga
  • a lombriga solitaria
  • Plano de trabalho lombrigas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!