Lombriga

Páginas: 3 (742 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Lombriga


TRANSMISSÃO
     Através da ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos da lombriga. Pode também ocorrer a transmissão por objetos ou pelas mãos, quando são colocadas na boca.Durante o ciclo de vida desse verme (ainda no estágio larval), há uma fase em que ele passa pelo aparelho respiratório. Assim, nesse período, pode ocorrer transmissão através de contato de outraspessoas com essas secreções (Ex: beijo; se o infectado tossir ou espirrar sobre algum alimento). Insetos (moscas, mosquitos e formigas) também podem carregar os ovos e contaminar alimentos. Por último,vale dizer que uma gestante infectada pode transmitir as larvas para o bebê, pois as mesmas passam pela placenta (mas a criança apenas desenvolverá a doença após o nascimento). Transfusões de sanguenão são veículos de transmissão, pois os ovos geralmente ficam retidos na agulha, além de o processo de armazenagem do sangue não permitir a sobrevivência deles por muito tempo.

SINAIS E SINTOMAS     As larvas saem dos ovos no intestino delgado e atingem vários órgãos durante sua vida. Quando adultas, permanecem no intestino. Dessa forma, vários sintomas podem ocorrer, principalmente os relacionadosao sistema gastrointestinal. Estima-se que 30% da população mundial esteja infectada, portanto, a maior parte não apresenta nenhum sintoma. Quando há mais de 10 vermes no intestino (esse número podechegar a 200), surgem problemas, tais como:
- Febre; inflamação intestinal que leva à diarréia com muco e sem sangue; cólicas intestinais; má digestão; emagrecimento e anemia (pois o verme consomeparte dos nutrientes ingeridos); obstrução intestinal (principalmente em crianças); tosse; aumento na produção de muco nasal; pneumonia parasitária e crises asmáticas. A obstrução e essas complicaçõesrespiratórias só acontecem se o número de parasitas for muito elevado. No caso da “asma” e da pneumonia, esses problemas desaparecem assim que se elimina o parasita. Quem nunca ouviu alguém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lombriga
  • Lombriga
  • a lombriga solitaria
  • Plano de trabalho lombrigas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!