SUPERDOTADO

Páginas: 8 (1934 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Superdotado

Alto Habilidosos/Superdotados tem melhor desempenho em aulas especiais que lhes permitam desenvolver suas habilidades
O termo superdotado/sobredotado/alto habilidoso faz referência a uma pessoa que possui capacidade mental significativamente acima da média. Como um talento, a alta habilidade / superdotação intelectual é a aptidão inata para atividades intelectuais que não podemser adquiridos através de esforço pessoal. Pela estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) no Brasil de 3,5% até 5% das pessoas são superdotadas.
A alta habilidade ou superdotação pode ser geral ou específica. Por exemplo, uma pessoa bem dotada intelectualmente poderia ter um talento impressionante para a matemática, mas não as competências linguísticas igualmente fortes ou vice-versa .Quando combinado com um desafio curricular adequado e as diligências necessárias para adquirir e executar muitas habilidades aprendidas, a alta habilidade muitas vezes produz sucesso acadêmico excepcional.
Inteligência
Pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias, linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmentepercebam o conceito de inteligência sob um âmbito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende acriatividade, o caráter ou a sabedoria, no entanto superdotados são criativos, tem bom caráter e são mais sábios. Conforme a definição que se tome, a inteligência pode ser considerada um dos aspectos da personalidade. O psicopedagogo israelense ReuvenFeuerstein1 afirma que a inteligência humana pode ser estimulada em qualquer idade. De acordo com sua Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural, mesmo indivíduos considerados inaptos podem ter sua inteligência "expandida" adquirindo assim capacidade de aprender.
Identificação
O teste de Q.I. (quociente de inteligência), foi feito para medir a inteligência, mas não é exato e não podeavaliar todas as áreas de alto desempenho a pessoa tem, por isso não é adequada a avaliação de superdotação apenas com o teste, que é uma medida consagrada. Pelo teste WAIS que é o mais utilizado, se considera superdotado o indivíduo que apresente um resultado a partir de 130 de QI, com desvio padrão de 15 pontos, isso seria os 2% mais elevados. Várias ideias sobre a definição estão em desenvolvimento emelhores maneiras de identificar superdotação intelectual têm sido formuladas.
A principal motivação dos estudos é o reconhecimento precoce do potencial da pessoa a fim de que sejam proporcionados condições adequadas para o seu desenvolvimento. Para tanto os educadores podem, além da observação direta do comportamento e desempenho, fazer uso de escalas de características (método desenvolvidopelos pesquisadores Renzulli, Smith, White, Callahan, Hartman e Westberg onde o professor avalia a frequência com que aspectos relacionados à aprendizagem, criatividade e motivação são registrados no cotidiano dos alunos), questionários, entrevistas, ou conversas (profundas, prolongadas) com a própria pessoa, com a família, com os professores e testes, desde que usados mais como metáforas da vidareal do que em busca de resultados numéricos absolutos.
Altas Habilidades/Superdotação e Medicina
Na medicina considera-se importantes os estudos da estrutura da mielina dos neurônios e de um funcionamento mais otimizado do cérebro como as causas da capacidade superior. A diferença entre um indivíduo normal e um superdotado são as conexões cerebrais complexas e não a quantidade de neurônios comoalguns pensam.
Altas Habilidades/Superdotação e Sociologia
Quanto à sociologia, existem efeitos diferentes. Em alguns casos eles são acolhidos pela inteligência superior pelos grupos mais esclarecidos. Em outros, ele é rejeitado por motivos como falta de interesses partilhados, inveja, ciúme, etc..
Altas Habilidades/Superdotação e Psicologia
Às vezes a alta habilidade não é reconhecida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Superdotados
  • Superdotados
  • Superdotados
  • Superdotado
  • superdotados e talentosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!