Linguagem Oral

Páginas: 2 (492 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
A importância da linguagem oral
Desde muito cedo a criança se utiliza principalmente da linguagem oral para se comunicar. Antes de falar com fluencia, ascrianças já sao capazes de utilizar a linguagem oral para diversos fins: pedir, solicitar determinadas açoes ou objetos,e expressar seus sentimentos, perguntar ou explorar o mundo a sua volta. Da suaforma, mesmo antes de falar, a criança ja começa a entender a fala das pessoas que estao interagindo com ela. No entanto a comprensao da linguagem e mais abrangente que a capacidade de falar, e ocorreantes mesmo que a criança possa se expressar oralmente.
Nao se trata, simplesmente, de se ensinar a criança a falar, mas de desenvolver sua oralidade e saber lidar com ele nas mais variadas situaçoes.Ao desenvolver competencias como ler e escrever.
A estimulaçao da oralidade, pode tambdar a desenvolver as competencias como ler e escrever, de acordo com a pesquisa “ livros levam mai longe”,liderada pela socióloga Mariah Evans diz que crianças rodeadas por livros podem ter até três anos a mais de escolaridade, independentemente da formação ou ocupação de seu pais. Esse foi o resultado apontadopelo maior estudo já feito sobre a relação entre livros no ambiente doméstico e a educação escolar, com esses resultados podemos perceber que para ser formado uma geraçao letrada, precisamosestimula-lás ao hábito de leitura. Mas há uma ideia falsa de como se aprende a ler e escrever, ensina-se gramatica para que a turma produza textos escolares, enquanto o ensino tiver esse foco formaremospessoas que não saberão ler e escrever. Não são as aulas de gramática normativa que leva algumém a ser um bom escritor. Bons textos são feitos por quem lê e redige reqularmente.
Mesmo que a criança nãotenha sido estimulada a lere escrever é possivel definir estrategias variadas e sistematicas, portanto, o professor deve criar situações na qual ajuda a criança a se tornar mais ajustada aos padrões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é linguagem oral
  • linguagem oral
  • linguagem e oral
  • Linguagem oral
  • linguagem oral
  • Linguagem oral
  • Linguagem oral e linguagem escrita
  • Aquisição da Linguagem Oral das Crianças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!