AIDS E MUDANÇA COMPORTAMENTAL

1532 palavras 7 páginas
AIDS, MUDANÇA COMPORTAMENTAL APÓS ANOS 80

RESUMO
A AIDS é considerada uma pandemia. Não possuiu um perfil epidemiológico único e homogênio ao longo dos anos. Devido à inexistência de uma política pública estruturada pelo Estado visando seu combate, no inicio, surgiram ONGs voltadas para a doença no país. A política de enfrentamento ganhou força e financiamento estável a partir do momento em que o Estado mudou de comportamento em relação à doença. Atualmente o Brasil apresenta uma das mais modernas políticas de combate à AIDS.

Palavras-chave: AIDS; mudança comportamental; políticas públicas.
ABSTRACT
AIDS is considered a pandemic. Do not own a single epidemiological profile and homogeneous over the years. Due to the lack of structured State public efforts policy to combat it at first, NGOs appeared to deal whit this disease in the country. The policy of confrontation gained strength and stable funding from the time the state changed its behavior towards the disease. Currently Brazil has one of the most modern policies to combat AIDS.
Keywords: AIDS; behavior change; public policies.

INTRODUÇÃO
A AIDS surgiu como uma pandemia no final da década de 70, tendo os primeiros casos identificados nos Estados Unidos, Haiti e a África Central. Foi identificada no Brasil em 1980¹. No inicio, os casos eram limitados a um pequeno grupo e concentrado nas grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.
A evolução das políticas de saúde de AIDS no Brasil é caracterizada por diferentes fases e uma mudança de comportamento por parte das autoridades. Inicialmente, foi negligenciada pelas que não davam a atenção merecedora por considerar esta restrita a grupos minoritários. Atualmente, apresenta umas das políticas de enfrentamento à AIDS mais modernas², podendo-se destacar a grande organização social para a causa e o acesso às drogas terapêuticas pelo SUS.
Desde os anos 1980 até hoje o comportamento da população em relação a AIDS mudou, devido a informações e

Relacionados