linguagem oral

Páginas: 4 (795 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
 LINGUAGEM ORAL


Os sons que uma criança produz antes de cerca de 10 meses ou 1 ano, quando ela fala suas primeiras palavras, não constituemrealmente uma linguagem. Em geral, os linguistas denominam esta fase de pré linguística. Os primeiros sons que o bebê produz não têm uma conexão direta com a linguagem posterior. Os sons que o bebê produznão são usados consistentemente ou para se referir a alguma coisa; ao contrário, eles parecem ser mais um tipo de exercício das cordas vocais.
Durante o fim deste período inicial você pode ouvir acriança gorjeando, produzindo longos sons de vogais como ‘ uuuuuuuuuu” ou murmúrios de vários tipos. Há muitos sons de prazer que, em geral, são manifestados quando acriança está sendo alimentada,tomando banho ou está contente por qualquer outra razão; mas eles não são linguagem.


Por volta dos 6 meses de idade começa uma nova fase, geralmente chamada de fase de balbucio. Durante o período debalbucio, o qual pode ocorrer ainda quando a criança tem uma ou duas palavras em seu vocabulário, há uma rica quantidade de sons, tanto de consoantes quanto de vogais, incluindo muitos que podem nãoocorrer na língua que a criança ouve.
Diversos aspectos distinguem o período de balbucio do precedente. Primeiro, a criança gasta mais tempo produzindo sons. Frequentemente, ela irá “falar a siprópria’’ quando sozinha em seu berço, logo após ser posta nele ou por um breve período de tempo antes de adormecer. Segundo, vogais e consoantes começam a ser combinadas naquilo que nós consideramos comosílabas, tais como “gá” e “dá”. Terceiro, durante a última parte do período de balbucio, a criança começa a enfileirar sequências completas de combinações de mesmos sons, deforma que você ouvirádadadadadada dadadadadada ou gigigigigigigi ou combinações mais complexas. Este jogo, que parece continuamente repetitivo, é chamado ecolalia.
A criança tenta adaptar-se ao mundo que a cerca de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é linguagem oral
  • linguagem e oral
  • Linguagem oral
  • linguagem oral
  • Linguagem oral
  • Linguagem oral e linguagem escrita
  • Aquisição da Linguagem Oral das Crianças
  • Linguagem oral e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!