Linguagem figurada

Páginas: 2 (277 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Linguagem figurada ou figuras de linguagem são fugas, desvios das normas convencionais, não se encontram em padrões normais de comunicação. Tudo isso para seconseguir maior elegância ou ênfase na expressão.

Existem as figuras de palavras e as figuras de pensamento.

Figuras de Palavras
Recebem esse nome porque o desvio éda palavra. É a palavra que foge do seu sentido normal. As figuras de palavras são divididas em tropos e figuras de sintaxe.

Figuras de Palavras - Tropos
Possuemas seguintes: metáfora, metonímia, catacrese e antonomásia. O processo comum a todas as figuras de palavras é o de que toma-se o nome que cabe a um elemento etransporta-se este mesmo nome a outro elemento, em vista de alguma relação entre eles. Exemplo: Tingia-se o horizonte de um ouro pálido. A palavra ouro não tem seu própriosignificado, mas um figurado.

A) Metáfora
Emprega-se uma palavra fora de seu sentido normal, por efeito de comparação. Exemplo: Ele vive na boca da noite. Bocatem o significado de dentro.

B) Metonímia
Transporta-se o nome de um elemento para outro, em vista de uma interdependência entre os dois. Exemplo: Li Jorge Amado.Veja que o nome do escritor substituiu a obra.

C) Catacrese
Transporta-se o nome de um elemento a outro, em vista de uma relação de semelhança, embora não seperceba esse transporte ou por esquecimento ou por ignorância. Exemplo: Embarcou no avião. O verbo embarcar deveria ser apenas para embarcações.

D) AntonomásiaSubstitui-se um nome por outro ou por uma expressão que facilmente o identifique. Exemplo: Meu sonho é conhecer a Grande Maçã. Nova Iorque é identificada pela Grande Maçã.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linguagem figurada
  • linguagem figurada
  • Exerc Cios Sobre A Linguagem Figurada Prof Ivan
  • Linguagem
  • Linguagem
  • Linguagens
  • Linguagem
  • Linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!