genero e tipologia textual

Páginas: 10 (2387 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Gênero e Tipologia Textual: é a mesma coisa?
Hoje em dia, sempre que se fala em leitura e produção de texto, é comum haver referência à expressão gêneros textuais do discurso. Estima-se, aliás, que existam mais de 5 mil gêneros em circulação na sociedade atual. Os gêneros do discurso fazem parte, portanto, de nosso dia a dia. Se queremos nos dar bem com a leitura e produção de textos, devemosconhecer um pouco sobre eles.
Definindo Tipologias Textuais
Trata-se da natureza linguística do texto. Logo, os textos, predominantemente, pertencerão à natureza:
 Narrativa: o mundo relatado;
 Descritiva: o mundo detalhado;
 Dissertativa: o mundo discutido.
Por exemplo:
- Os textos narrativos caracterizam-se por certos elementos, como personagens, o tempo, o espaço, o enredo e o narrador.Logo, a avaliação de um texto narrativo se pautará nesses mesmos elementos. Nessa situação, o professor-avaliador do texto atribuirá uma parte da nota para a construção do enredo, outra para a caracterização dos personagens, as descrições do espaço, e assim por diante.
- Os textos dissertativos caracterizam-se por certos elementos, como apresentação da posição (tese), argumentos e conclusão.Assim, a avaliação de um texto dissertativo se pautará nesses mesmos elementos. Nessa situação, o professor-avaliador do texto atribuirá uma parte da nota para a apresentação da tese, trabalho argumentativo (eles são coerentes e suficientes para validar sua posição?) e conclusão (retomada da tese ou mesmo apontamento de possíveis soluções para o problema posto em discussão).
Definindo Gêneros TextuaisSão “ações tipificadas” produzidas em resposta a situações sociais recorrentes. Há que se ressaltar, que um gênero textual nasce de uma necessidade social.
 
Vamos a alguns exemplos de Gêneros Textuais:

Como se dá a escolha de um Gênero Textual?
Numa situação de interação verbal, a escolha do gênero textual é feita de acordo com os diferentes elementos que participam do contexto, taiscomo:
                I – quem está produzindo o texto;
                II – para quem;
                III – com que finalidade;
                IV – em que momento histórico, etc.
Isso porque, os gêneros discursivos geralmente estão ligados a esferas de circulação. Assim, na esfera jornalística, por exemplo, são comuns gêneros como notícias, reportagens, editoriais, entrevistas; na esfera dedivulgação científica, são comuns gêneros como verbete de dicionário ou de enciclopédia, artigo ou ensaio científico, seminário, conferência.
Desse modo, os gêneros textuais que circulam na sociedade podem ser organizados em cinco grupos: gêneros do narrar, do relatar, do argumentar, do expor e do instruir.
Linguagem Verbal e Linguagem Não-Verbal
O que é linguagem? É o uso da língua como forma deexpressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade?

Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se teralgo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.

A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas,figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

Vejamos: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal!

Agora: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOLOGIAS TEXTUAIS
  • Tipologia e Gêneros Textuais
  • Tipologia e gênero textuais
  • generos e tipologias textuais
  • Gêneros e tipologias textuais
  • Gêneros e Tipologias Textuais
  • Tipologia e Gênero Textual
  • Tipologia e gêneros textuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!