licenciatura

Páginas: 3 (585 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2013
HISTÓRIA
A puxada de rede surgiu após o período da escravidão, quando os negros não acharam oportunidades de se encaixar no mercado de trabalho e procuram seu sustento no mar.e assim uma partedestes negros se deslocam para as estranhas dos mangues, sendo que na região de Santo Amaro –BA, foi umas das primeiras cidades a ser visto negros trabalhando nesta área. Mantida em poucas praias dolitoral baiano, a Puxada de Rede é uma importante manifestação folclórica do estado com traços da cultura negra africana. Ela permite a integração entre os pescadores e a preservação de traços africanosna cultura do povo que vive do mar, já que toda a atividade da pesca realizada é acompanhada de danças, mímicas, poesias e cantos dos pescadores africanos trazidos para o Brasil.
A Puxada de Redeacontece entre outubro e abril, época em que os peixes procuram as águas quentes e rasas do litoral nordestino. Nessa época a pesca é realizada na beira da praia com uma gigantesca rede de arrasto e nãoem alto amor, como de costume. A armação e a puxada da rede são comuns em praias como Armação, Chega Nego e Carimbamba.
A grande rede usada leva ate mil metros de corda e cinco meses de trabalho paraficar pronta. Para manipulá-la são necessários 63 homens, 1 chefe , 1 mestre de terra , 1 mestre de mar, 20 catadores, 20 homens do mar e 20 homens da terra. A rede aberta liga barcos em círculo naágua e homens na terra que, assim que encontram peixe puxam a rede à praia.
A LENDA
Conta a lenda que em uma certa noite de lua cheia, um pescador, decide ir pescar em alto mar . Ao se despedir desua mulher, ela lhe avisa dos perigos de se pescar á noite e pede para que ele não vá . Mesmo assim ele decide ir, deixando sua esposa e filhos agoniados . Leva consigo a imagem da Nossa Senhora dosNavegantes, a benção divina e seus amigos e companheiros de trabalho . Sua esposa fica á beira da praia esperando o seu retorno.
Ela se assusta como o retorno mais cedo do que o esperado do barco,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Licenciatura
  • licenciatura
  • Licenciatura
  • Licenciatura
  • Licenciatura
  • licenciatura
  • licenciatura
  • LICENCIATURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!