Trabalho de Historia

Páginas: 3 (555 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2013





O que é o bumba-meu-boi

O bumba-meu-bio é um folguedo brasileiro, típico da região nordeste do Brasil. Teve início no século XVIII, misturando aspectos das culturas portuguesa, negra eindígena.

Esta festa folclórica ocorre nas ruas do mês de novembro até 6 de janeiro (noite de reis).

Ela consiste numa dança acompanhada por música regional, onde um homem vestido de boi fazvárias coreografias. Ao redor do boi aparecem vários personagens típicos do século: vigário, cobrador de impostos, escravo fugitivo, boiadeiro, capitão do mato e o valentão.

Durante a dança, o boi émorto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar. Na dança o boi abaixa e levanta a cabeça, dançando de forma desorientada, sobre os outros personagens.

Estamanifestação do folclore brasileiro é uma das mais populares do do nosso país. É também conhecida como boi bumba, boi pintadinho ou simplesmente bumba.

Curiosidade:

- As mulheres não participam ativamenteda festa do bumba-meu-bio. Porém, elas assistem, e algumas vezes ajudam na organização.




O que é o bumba-meu-boi

O bumba-meu-bio é um folguedo brasileiro, típico da região nordeste doBrasil. Teve início no século XVIII, misturando aspectos das culturas portuguesa, negra e indígena.

Esta festa folclórica ocorre nas ruas do mês de novembro até 6 de janeiro (noite de reis).

Elaconsiste numa dança acompanhada por música regional, onde um homem vestido de boi faz várias coreografias. Ao redor do boi aparecem vários personagens típicos do século: vigário, cobrador de impostos,escravo fugitivo, boiadeiro, capitão do mato e o valentão.

Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar. Na dança o boi abaixa e levanta acabeça, dançando de forma desorientada, sobre os outros personagens.

Esta manifestação do folclore brasileiro é uma das mais populares do do nosso país. É também conhecida como boi bumba, boi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de história
  • Trabalho de história
  • Trabalho de historia
  • História do Trabalho
  • MEU TRABALHO DE HISTORIA
  • Trabalho de História
  • Trabalho de Historia
  • Trabalho de historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!