Introdu o

Páginas: 3 (521 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2015
Introdução

Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.Foi estudado pela primeiravez pelo químico francês Claude Louis Berthollet em seu livro Essai de statique chimique de 1803.
Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentesse transformando em produtose de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrárioocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) adar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis. 
O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis. Quando um sistema atinge equilíbrio, eletende a permanecer nesse estado desde que não ocorra nenhuma perturbação externa. Le Chatelier quando estudou os sistemas em equilíbrio e o que poderia afetá-los, chegou a seguinte conclusãoexperimental: Quando se provoca uma perturbação sobre o sistema em equilíbrio, ele tende a se deslocar no sentido de fuga frente a ação aplicada (tende a anular a ação aplicada),tentando se ajustar a uma novasituação de equilíbrio, este é o temperatura e concentração.Uma observação importante é que um catalisador não desloca o equilíbrio.

Objetivos

Associar o conceito de reversibilidade de uma reação aalgo perceptível visualmente. Isto será realizado deslocando-se o sistema em equilíbrio, no qual participam substancias de coloração característica. 

Materiais e Métodos

1) Materiais e reagenteutilizados:
* Tubos de ensaio;
* Proveta de...



Desenvolvimento
As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTRODU O
  • Introdu O
  • INTRODU O
  • INTRODU O
  • Introdu O
  • INTRODU O
  • Introdu o
  • Introdu O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!