Introdu o e Cap 1 mkt

Páginas: 11 (2741 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
AFA




NATASHA DA SILVA TERRES







A UTILIZAÇÃO DO PFV COMO FERRAMENTA DE MARKETING PARA A DIVULGAÇÃO DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA














PIRASSUNUNGA
2015


ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
AFA




NATASHA DA SILVA TERRES







A UTILIZAÇÃO DO PFV COMO FERRAMENTA DE MARKETING PARA A DIVULGAÇÃO DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA





Monografia apresentada no curso de Formaçãode Oficiais da Academia da Força Aérea - AFA.
Orientador: Prof. Dr. Renato Molina.





PIRASSUNUNGA
2015
SUMÁRIO:
1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇÕES: 6
2.1 MARKETING: 6
2.2 COMUNICAÇÃO DE MARKETING 7
2.2.1 VENDAS PESSOAIS 8
2.2.2 RELAÇÕES PÚBLICAS 9
REFERÊNCIAS: 11




1 INTRODUÇÃO

O fato do Brasil ter pouco envolvimento com guerras, faz com que a população não perceba a importância das Forças Armadasperante tantas outras organizações e instituições. Conforme descrito na Estratégia Nacional de Defesa:

“Difícil -- e necessário – é para um País que pouco trato teve com guerras convencer-se da necessidade de defender-se para poder construir-se. Não bastam ainda que sejam proveitosos e até mesmo indispensáveis, os argumentos que invocam as utilidades das tecnologias e dos conhecimentos da defesapara o desenvolvimento do País. Os recursos demandados pela defesa exigem uma transformação de consciências para que se constitua uma estratégia de defesa para o Brasil.” Estrategia Nacional de Defesa.


Pessoas que não possuem familiares, vizinhos ou amigos na FAB têm dificuldade de conhecer e de saber como ingressar nela. A partir disso pode-se inferir que as estratégias de marketinginstitucional da AFA devem ser repensadas.
Por essa razão, esse trabalho pretende mostrar como o Programa de Formação de Valores (PFV) pode ser usado como ferramenta de Marketing como uma diretriz das Forças Armadas para a formação da consciência social.
Nas demais Forças Armadas, o cadete/aspirante é utilizado como ferramenta de divulgação de sua respectiva instituição de ensino, indo a escolas e acursinhos preparatórios para vestibulares de maneira a mostrar como é a rotina, a vida após formado e o que esperar da carreira a qual está aspirando. A AFA, contudo, pouco utiliza desperdiça esse meio de marketing, não aproveitando o material humano que tem disponível para a divulgação da FAB.

“Ano após ano, praticamente, sobram, ao final de todos os exames, vagas nos concursos da AFA, apesar de essenúmero de vagas ter diminuído nos últimos anos, indicando um possível baixo nível intelectual dos interessados por esse concurso. Outra situação é a de jovens com potencial, como estudantes de Universidades Federais e Estaduais ou até mesmo de outras Academias, que, ao ter contato com algum cadete da AFA, demonstram interesse por essa carreira, porém já passado o limite de idade.” Silva (2014)Mesmo as Forças Armadas sendo um órgão público, possui dificuldade de se comunicar com seus diversos segmentos da sociedade públicos. E essa comunicação é prejudicada, também, debilitada, pela devido à concorrência com grandes corporações que possuem departamento de marketing com verbas milionárias e com profissionais de qualidade inquestionável, com formação específica, que acabam chamando maisatenção dos novos públicos. Tal fato Isso resulta numa fragmentação da audiência, dificultando a transmissão não conseguindo transmitir para a sociedade de como ocorre a formação dos jovens uma formação concreta e quais as perspectivas profissionais ao ingressarem nas Forças Armadas.
Este trabalho foi desenvolvido para buscar Buscando uma alternativa para sanar as dificuldades os problemas acimacitados, procurando que busca aumentar as ações de marketing junto as escolas que possuam ensino médio e fundamental nas escolas. Crianças de 11 a 17 anos, que ainda não escolheram ou não definiram qual profissão gostariam de seguir seriam o público-alvo e receberiam palestras dos próprios cadetes, aumentando assim, não apenas sua conscientização a respeito da Força Aérea Brasileira, como também,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plt cap 1 mkt
  • CAP 1 INTRODU O LOGISTICA
  • Introdu O MKT 8 Ambiente 1
  • Cap Tulo 1 Introdu O 1 1
  • Resenha cap 1 adm de mkt kotler
  • Cap tulo 1 Introdu o Qu mica Aplicada
  • 2015 CAP 1 INTRODU O A ADMINISTRA O CORRE O
  • Cap Tulo 1 Introdu O Pesquisa Operacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!