psicologia organizacional

Páginas: 6 (1331 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
Introdução
Várias organizações têm sempre adoptado o sistema aberto em seus processos de produção. O tema que será abordado no presente trabalho de Psicologia Organizacional está relacionado com análise do sistema de produção da Plexus.
O objectivo do trabalho é de:
Fazer análise do processo de produção composto por input, processo de transformação e output na empresa Plexus.
A metodologia usadapara a elaboração da presente pesquisa foi a consulta em diferentes obras bibliográficas, internet e também realçar que a entrevista ao nível da direcção da empresa forneceu dados extremamente importantes para a pesquisa.
O trabalho na sua organização está estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão.





















1.0. Sistema de Produção Administrativo
1.1. Sistema:
SegundoChiavenato (2005) sistema é um conjunto de partes inter-relacionadas que existe para atingir um determinado objectivo. Cada parte do sistema pode ser um órgão, um departamento ou um subsistema. Todo sistema é, portanto, constituído de vários subsistemas, os quais podem receber diferentes denominações. Por outro lado, todo sistema faz parte integrante de um sistema maior o macrossistema ousupra-sistema. Dependendo do ponto de vista que se queira ter, uma empresa pode ser considerada um sistema composto de vários sub sistemas (departamentos, divisões ou secções) fazendo parte de um macrossistema (a sociedade na qual se insere).
Ainda Chiavenato (2005, p.8) afirma que:
“Assim, qualquer sistema pode ser considerado um subsistema de um sistema ou um macrossistema constituído de váriossistemas, de acordo com o interesse da focalização. Na realidade, as empresas assim como todos os organismos vivos funcionam como sistemas. Os sistemas vivem em ambientes ou meios ambientes. Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente um sistema.”
Todo sistema apresenta os seguintes componentes: entradas, processador, saídas e retroacção.
Entradas: constitui a tudo aquilo que ingressa para osistema e que provem do meio ambiente. As entradas (input) são os insumos que o sistema obtém do meio ambiente para poder funcionar de acordo com Chiavenato (2005). Exemplo: energia, informação, matérias-primas e outros.
Processador: é o processamento (throughput) ou transformação que o sistema realiza sobre as entradas para proporcionar as saídas. De acordo com Chiavenato (2005) o processador é opróprio funcionamento interno do sistema. É no processador que estão os vários subsistemas trabalhando dentro de relações interdependentes.
Saídas: constituem tudo aquilo que sai do sistema para o ambiente. As saídas (output) são os resultados ou produtos do sistema que são colocados no ambiente. Os principais exemplos de saídas são: os produtos acabados ou os serviços prestados que a empresa ofereceao ambiente, os lucros das operações e os tributos pagos ao governo, ou seja, todo e qualquer recurso que é produzido pela empresa como resultado de seu processamento ou das suas operações. (Chiavenato, 2005).
Retroacção: é a influência das saídas do sistema sobre as suas entradas, no sentido de ajustá-las ou regulá-las ao funcionamento do sistema. A retroacção (feedback) ou realimentação é ummecanismo de equilíbrio do sistema para que ele possa funcionar dentro de certos limites. Assim, existem dois tipos de retroacção: a positiva e a negativa. A retroacção positiva acelera ou aumenta as entradas para equilibrá-las com as saídas, quando estas são maiores. É o caso em que as vendas crescem e os suprimentos devem ser aumentados para ajustar as vendas. A retroacção negativa retarda oudiminui as entradas para equilibrá-las com as saídas, quando estas são menores. É o caso em que as vendas caem e os suprimentos devem ser diminuídos para ajustar as vendas.

1.2. Classificação dos sistemas:
Os sistemas podem ser classificados em dois tipos básicos:
Sistemas fechados;
Sistemas abertos.
Sistemas Fechados: segundo Chiavenato (2005) funcionam dentro de relações predeterminadas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • psicologia organizaçional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!