Introdu O Puniv

1344 palavras 6 páginas
Introdução
Na sociologia, estratificação social é um conceito que envolve a "classificação das pessoas em grupos com base em condições sócio-econômicas comuns... um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões económicas, social, política e ideológica".
Quando as diferenças levam a um status de poder ou privilégio de alguns grupos em detrimento de outros isso é chamado de estratificação social. É um sistema pelo qual a sociedade classifica categorias de pessoas em uma hierarquia.

Os 4 princípios básicos da estratificação social
A estratificação social é baseada em quatro princípios básicos que são: 1- É uma característica da sociedade, e não simplesmente um reflexo das diferenças individuais.
2- A estratificação social continua de geração para geração.
3- É universal, mas variável. 4- Envolve não só a desigualdade, mas também crenças.

As três camadas principais
Na cultura ocidental moderna, a estratificação é amplamente organizada em três camadas principais que são:
Classe alta
Classe média
Classe baixa. Cada uma destas classes pode ser ainda subdivididas em classes menores.
Classe alta ou "classe A" é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo além do razoável, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, é comum chegar aos padrões de consumo eventualmente considerados exagerados; também sendo conhecida como classe dominante ou elite. A classe alta está presente desde milénios passados apresentada como nobreza.
Até hoje é como esta ser a classe mais ligada a política e indústrias. Porém, hoje no mundo todo há pessoas sem estudos que chegam a essa elite por meio da fama, como é o caso de alguns atores, músicos, escritores, apresentadores, modelos, e atletas. Essas pessoas são as chamadas socialistas.
Classe média é uma classe social presente

Relacionados