Biomec Nica Do Sistema Locomotor

287 palavras 2 páginas
João Paulo Sant’ Ana Reis

4° Ano

Biomecânica do Sistema Locomotor
2a. Como o conhecimento dos sistemas de alavancas pode auxiliar em programas de exercícios, sobretudo para auxiliar em situações de adaptação e sobrecarga?
No corpo humano quando os músculos desenvolvem tensão, tracionando os ossos para sustentar ou deslocar a resistência criada pelo peso dos segmentos corporais e, possivelmente, pelo peso de uma carga acrescentada, o músculo e o osso estão funcionando mecanicamente como uma alavanca. A partir do momento em que o indivíduo passa pelo processo de adaptação frente ao movimento, e executa de forma correta o sistema de alavanca de qualquer que seja o exercício, a probabilidade do mesmo responder a uma sobrecarga é extremamente maior do que o indivíduo que não considerou essas suas variáveis, ou seja, a sobrecarga depende da adaptação para que a mesma aconteça.

2b. Quais variáveis são necessárias para calcular o momento da força?
Transferindo os conceitos dos vídeos de física para a biomecânica, considerando o corpo humano e situações hipotéticas, o que seriam exemplos destas variáveis?
Exemplo de uma flexão de cotovelo:
Eixo = Cotovelo
Força = Contração do bíceps
Resistencia = Carga em halter ou dumbbells
Braço de força = Distancia do cotovelo ao bíceps
Braço de resistência = Distância do cotovelo até carga

3. A partir dos conhecimentos obtidos em sala de aula, dê exemplos usando exercícios de musculação (excetuando-se aqueles exemplos dados em aulas) de alavancas interfixas, interpotentes e inter-resistentes (dois exemplos para cada alavanca). Interfixas: Apresenta ponto fixo entre a força e a resistência.

Extensão de Cotovelo

Extensão de Joelho

Inter-resistente: Apresenta resistência entre a força e o eixo.

Flexão Plantar

Interpotente: Apresenta a força entre o eixo e a resistência.

Flexão de Cotovelo

Flexão de Joelho

Relacionados

  • trabalho
    20401 palavras | 82 páginas