indenização por abandono afetivo

Páginas: 3 (502 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Após uma pendência judicial qualquer tentativa de reaproximação amorosa será dificultada. Artigo 227, da Constituição Federal de 1988, in verbis: “É dever da família, da sociedade e do Estadoassegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, àliberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”. (artigo alterado pela EC-000.065-2010).

Indenização por abandono familiar

O conceito familiar é muito mais profundo, não devendo ser confundido com o de progenitores por laços sanguíneos. A diferença de progenitores, pais, parafamília é em sua essência a mesma entre casa e lar. Casa é uma construção de cimento e tijolos. Lar é uma construção de valores e princípios. Todo mundo tem progenitores, mesmo que falecidos, mas muitos,muitas vezes vivem sob o mesmo teto e os mesmos não constituem uma família.
Podemos ter pai, mãe e não ter uma relação de afeto, com um, com outro ou com ambos. Se um indivíduo tem uma relação deafeto com a mãe, e um pai ausente, a família do indivíduo passa a ser formada pela mãe, esta então sendo a garantidora dos direitos que a Constituição Federal Brasileira em seu artigo 227 abrange.Afeto é uma coisa que não podemos impor a alguém, nem muito menos o conseguirmos de maneira impositiva. Não podemos compra-lo assim como compramos um acento de automóvel especial para crianças. O afetoé um sentimento espontâneo.
Será que a convivência apenas física do pai/ mãe com o filho seria o suficiente para garantir um suporte psicológico à criança? Essa convivência seja nas visitas oupresença em eventos da vida escolar garantem afeto ao filho? Até que ponto as crianças são insensíveis ao perceber a falta de carinho mesmo com a presença do pai. E quando essa criança tornar-se um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INDENIZAÇÃO POR ABANDONO AFETIVO
  • Indenização por abandono afetivo
  • A possibilidade de indenização por abandono afetivo
  • Indenização por Abandono Afetivo
  • INDENIZAÇÃO DECORRENTE DO ABANDONO AFETIVO
  • INDENIZAÇÃO POR ABANDONO AFETIVO
  • indenização por abandono afetivo
  • Projeto de pesquisa p tcc "indenizaçao por abandono afetivo"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!