inclusao de crianças deficientes visual

Páginas: 18 (4418 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
INCLUSÃO DE CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL


Elza Borges de Assis
Fernanda Lina Siqueira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0667)-Educação Inclusiva
14/06/2013

Resumo
A educação inclusiva pode desempenhar importante papel de transformação cultural em relação à deficiência visual, principalmente, no que diz respeito à construção social da deficiência visual,através dos tempos, vários estudos revelam que a deficiência visual, por si só, não acarreta dificuldades cognitivas, emocionais e de adaptação social. Entretanto, as formas de interação, comunicação e significado socialmente construídos são fatores determinantes para o processo de desenvolvimento, aprendizagem e adaptação social das crianças com deficiência visual. As brincadeiras simbólicaspredominam nas crianças do período pré-escolar e que crianças deficientes visuais são hábeis para este tipo de brincar, embora necessitem ser ensinadas, já que muito menos freqüentemente do que em crianças videntes, exibem a brincadeira de forma espontânea.

Palavras-chaves: inclusão escolar, deficiência visual, brincadeira simbólica

1 INTRODUÇÃO
A inclusão de crianças com necessidadeseducacionais especiais na educação infantil vem se tornando gradativamente uma realidade. O avanço teórico tem sido considerável. Entretanto, ainda há uma grande distancia entre a teoria e a pratica vivida no interior dos centros de educação infantil. Os sentimentos de pena, piedade são freqüentes em relação às pessoas com deficiência visual, o que leva muitas vezes à atitudes de super proteção tais comoprotegê-las em casa ou em escolas especiais. As crianças com deficiência visual não são muito diferente das outras crianças, elas tem as mesmas necessidades das demais crianças. A observação da atividade de brincar e um dos aspectos mais importante para o entendimento do desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo das crianças. A criança que se encontra na idade pré-escolar, apresenta comobrincadeira predominante o jogo simbólico, que e a manifestação, mais importante do pensamento da criança desta idade. Seu instrumento e o símbolo, em oposição aos signos mentais que caracterizam o pensamento operário.

2 INCLUSAO NO MEIO SOCIAL

Muito tem se estudado a respeito do brincar de uma criança de visão normal, no entanto, com relação à deficiência visual, as pesquisas são restritas,principalmente no Brasil. Por isso a observação das atividades de brincar e um dos aspectos mais importante para o entendimento do desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo das crianças. Iremos ver nesse trabalho algumas brincadeiras, a forma como uma criança se porta diante das brincadeiras propostas e espontâneas.
A educação inclusiva pode desempenha importante papel de transformação cultural emrelação a deficiência visual, no que diz respeito a reflexão sobre crianças cegas e de baixa visão nos diferentes relações momentos históricos. A construção social da deficiência visual, através dos tempos, tem sido repleta de barreiras atitudinais que influenciam as relações sociais, as formas de interação e a formação do auto-conceito dessas crianças.
O mecanismo de negação que seconcretizam pelas formas de atenuação, compensação e simulação. A compensação e encontrada com freqüência nas escolas, em verbalização do tipo: ela anda tão bem como se não fosse cega ou ele e tão inteligente que nem parece cego. Essas são formas simuladas de negação.
Esse conceito de deficiência como incapacidade e desvantagem, historicamente construídas, e que manteve as crianças comdeficiência visual em escolas especiais ou tem conservado em atendimento segregado em salas de recursos ate que estejam prontas para a integração escolar.
As crianças com deficiência visual não são muito diferentes das outras crianças, tem as mesmas necessidades afetiva, físicas, sociais, intelectuais e culturais. As crianças deficientes visuais gostam de brincar, passear, conhecer pessoas e conviver com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inclusao digital para Deficientes Visual
  • A INCLUSÃO DO DEFICIÊNTE VISUAL NA ESCOLA
  • Inclusão de Deficiente Visual
  • A inclusão do deficiente visual!
  • Inclusão digital para deficientes visuais
  • Inclusão social para crianças deficientes
  • Inclusão da criança deficiente na escola
  • A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA SALA DE AULA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!