Ilha de Deus

Páginas: 4 (820 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino das Ciências Sociais
Docente Maurício Souza Júnior
Discente Cristiano França


Este breve ensaio tem como intuito ser avaliado pela disciplina deMetodologia do Ensino das Ciências Sociais, ofertada em 2015.1 pelo Professor Cristiano França. Pretende ser um esboço de um artigo/projeto bem mais ambicioso que será executado na Ilha de Deus na Imbiribeira -Recife, juntatamente com auxílio de vários Ilhéus e ONGs: tanto para levantar dados sobre a questão do papel feminino e de como a mulher lida com sua sexualidade, quanto para atuar e interver atravésde diálogos para prover uma conscientização maior e capacitar criticamente o pensamento e a reflexão dos nativos acerca de sua sexualidade e sobre a prática sexual segura. Também busca refletir sobreo impacto, a importância e a justificativa que remete ao controle da natalidade local.


INTRODUÇÃO

No brasil, os manguezais foram cada vez mais apropriados pelos grupos que se permaneciam àsmargens da sociedade: nativos, negros e pobres livres. Os mesmos recorreram aos manguezais como formas de sobrevivência, construindo “casebres de palha, táboa ou pau-a-pique, e mesmo palafitas” (LEITE,1977, p. 16). A Ilha de Deus é uma área contígua ao Parque dos Manguezais, no bairro da Imbiribeira, da cidade do Recife. Comunidade de pescadores que ocupa uma área total de 17,91 ha e que possui comofontes de subsistência a carcinicultura e a pesca artesanal. Segundo nativos, a Ilha estima hoje cerca de 500 famílias. Muitas delas ainda vivem fora de casa de Alvenaria, e com uma média de renda deR$ 400,00 por família.


Na Ilha de Deus, uma das coisas que logo observa-se são crianças correndo por toda a ilha. Os casebres e as poucas casas de alvenaria que foram construídas recentemente pelaprefeitura não possui cercas, sistemas de seguranças nem outros mecanismos de maior segurança. Um dos nativos da ilha, Josuel, ao questioná-lo sobre a violência, afirma que "a Ilha de Deus é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a ilha
  • A ilha
  • A ilha
  • A ilha
  • A ilha
  • A Ilha
  • A ilha
  • A ilha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!