A RELA O DO CUIDADOR DE IDOSO E O NUTRICIONISTA

6683 palavras 27 páginas
A RELAÇÃO DO CUIDADOR DE
IDOSO E O NUTRICIONISTA,
DICAS PRÁTICAS
PALESTRANTE

SAMYRA RANGEL GOMES
CRN 12100837
SAMYRA.RGOMES@GMAIL.COM

Fundamentos de Nutrição e Dietética
“A vida é nutrida por alimentos e as substâncias das quais ela depende são os nutrientes. Estes fornecem a energia e os materiais constituintes para as substâncias incontáveis que são essenciais para o crescimento e a sobrevivência dos seres vivos (KRAUSE, 1995).”

Fundamentos de Nutrição e Dietética
Nutrição

• Processo orgânico que envolve ingestão, digestão, absorção, transporte, utilização e eliminação das substâncias para manutenção das atividades e regeneração dos tecidos.

• É a ciência que estuda a combinação dos processos pelos quais os organismos vivos recebem e utilizam os materiais necessários para a manutenção de suas funções e para o crescimento e renovação de seus componentes.

Fundamentos de Nutrição e Dietética
Nutrição
Fases da Nutrição
• Digestão - É o processo de dissolver o alimento para liberar seus nutrientes para absorção e transporte dos mesmos para as células, para serem utilizados nas funções Corporais.

• Absorção - Refere-se ao transporte de nutrientes após serem obtidos pelo processo de digestão do lúmen intestinal para a circulação sistêmica das células.

• Metabolismo - É todo complexo continuo das mudanças químicas que determinam o uso final dos nutrientes isolados.

• Excreção: Compreende a eliminação de parte dos componentes da alimentação utilizados e dos não utilizados. Fundamentos de Nutrição e Dietética
Dietética
• Parte da ciência da nutrição que se ocupa da prescrição racional e científica da dieta, do regime ou da ração alimentar para todo e qualquer ser humano;

• É a ciência e a arte de alimentar corretamente pessoas e coletividade sadias.
Consiste na ciência da nutrição no planejamento e na preparação de refeições adequadas. Quando a dietética cuida da alimentação de pessoas ou coletividades enfermas recebe o nome de dietoterapia.

Fundamentos de

Relacionados