Trabalho De S Ria Capa Contra Capa Introdu O Desenvolvimento E Conclus O

Páginas: 17 (4144 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015


Trabalho de síria capa contra capa introdução desenvolvimento e conclusão

As vitaminas e os minerais são substâncias presentes nos alimentos de origem vegetal ou animal em quantidades muito pequenas quando comparadas aos carboidratos, às proteínas e gorduras, mas que são essenciais à saúde e à nutrição adequadas. Embora muitos alimentos contenham essas substâncias, as frutas, os legumes e asverduras são especialmente ricos em várias vitaminas e minerais1. A água também é fundamental e não pode faltar. Os alimentos se dividem em Construtores, Energéticos e Reguladores. Estes são os alimentos ricos em vitaminas e minerais. As vitaminas podem ser classificadas de acordo com sua solubilidade em água ou óleos, sendo divididas em 2 grandes grupos:Vitaminas Hidrossolúveis (vitamina C e asdo complexo B: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12) e Vitaminas Lipossolúveis (A, E, D e K). Os Minerais são classificados em macro e microminerais dependendo da necessidade do organismo (maior ou menor quantidade diária);




















São nutrientes necessários para a manutenção do organismo, embora sejam requeridos em pequenas quantidades, de miligramas a microgramas. Fazem parte deste grupoas vitaminas e os minerais. São nutrientes essenciais e devem estar presentes na alimentação diariamente. O déficit pode provocar doenças ou disfunções e o excesso, intoxicações. Por isso, a dieta deve ser sempre equilibrada e variada.
Vitaminas
São compostos orgânicos, que não podem ser sintetizados pelo organismo. Encontram-se em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. São essenciais parao bom funcionamento de processos fisiológicos do corpo.  São substâncias extremamente frágeis, podendo ser destruídas pelo calor, ácidos, luz e certos metais. Suas principais propriedades envolvem dois mecanismos importantes: o de coenzima (substância necessária para o funcionamento de certas enzimas que catalisam reações no organismo) e o de antioxidante (substâncias que neutralizam radicaislivres).
Hipovitaminose: Carência parcial de vitaminas.
Avitaminose: Carência extrema ou total de vitaminais.
Hipervitaminose: Excesso de ingestão de vitaminas.
Pró-vitaminas: Substâncias a partir das quais, o organismo é capaz de sintetizar vitaminas. Ex: carotenos (pró-vitamina A) e esteróis (pró-vitamina D).
Complexo vitamínico: Conjunto de diversas vitaminas.
 
Classificação:
Vitaminaslipossolúveis: São as vitaminas A, D, E e K, solúveis em gorduras. São encontradas em alimentos essencialmente lipídicos. Necessitam da bile para sua absorção e são transportadas via circulação linfática. Podem ser armazenadas e suas funções são geralmente estruturais.
Vitaminas hidrossolúveis: São as vitaminas solúveis em água. Fazendo parte deste grupo as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Apresentammenos problemas de absorção e transporte. São conduzidas via circulação sistêmica e excretadas pelas vias urinárias. Não podem ser armazenadas, exceto no sentido geral de saturação tecidual. As vitaminas do complexo B funcionam principalmente como coenzimas no metabolismo celular. Já a vitamina C é um agente estrutural vital e antioxidante.
Vitaminas Lipossolúveis:
    
Vitamina A:
Pode serencontrada na forma de retinol (pré-formada), que é a sua forma natural. Sendo encontrada apenas em alimentos de origem animal e usualmente associada ás gorduras. Ou na forma de beta-caroteno (pró-vitamina A). É o precursor da vitamina A, encontrado nos alimentos de origem vegetal. 
Funções: Crescimento e desenvolvimento dos tecidos, capacidade antioxidante, funções reprodutivas, integridade dosepitélios e importante para a visão.
Carência: Queratinização das membranas de mucosas que revestem o trato respiratório, tubo digestivo e trato urinário. Queratinização da pele e do epitélio do olho. Alterações na pele, insônia, acne, pele seca com descamações, diminuição do paladar e apetite, cegueira noturna, úlceras na córnea, perda de apetite, inibição do crescimento, fadiga, anormalidades ósseas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • capa e contra capa de trabalhos academicos
  • Trabalho com capa e contra capa padrão
  • Capa de desenvolvimento do trabalho de desenvolvimento
  • base para desenvolvimento de capa e contra capa nas regras ABNT
  • Contra Capa E Trabalho Td
  • capa e contra capa
  • capa e contra capa
  • Capa e contra capa de relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!