ficha de leitura sexta feira ou vida elvagem

826 palavras 4 páginas
Ficha de Leitura
Nome do livro: Sexta-feira ou a vida selvagem
Nome do autor: Michel Tournier

Biografia do autor: Michel Tournier é um escritor francês que nasceu em Paris no dia 19 de Dezembro. Define-se como “contrabandista da filosofia” procurando englobar alguns filósofos nos seus contos e histórias, como em “Sexta-feira ou a vida selvagem”, no qual retrata Robinson Crusoe. As suas melhores obras são: “Pierrot e os segredos da noite” e “Amandine ou les deux jardins.”

Resumo da obra: Robinson viajava a bordo do Virgínia, quando ao fim de uma tempestade na tarde de 29 de Setembro de 1759 naufragou. A alguns quilómetros das costas do Chile, acordou atordoado numa ilha. Era o único sobrevivente do naufrágio, explorou a ilha e até a achou acolhedora.
Deixando em York a mulher e dois filhos, pensava que sairia da deserta ilha depressa. Alguns dias depois, cansado de esperar teve a ideia de construir um barco que fosse capaz de chegar ao Chile ou a uma ilha próxima. Pôs as mãos à obra e depois de muito esforço ficou concluído.
Deu-lhe o nome de Evasão. Logo tentou pô-lo na água, mas viu que não era possível, pois não o construiu à beira da água.Com este falhanço começa a comportar-se como um animal, mas logo apercebe-se disso, pois a preguiça provocara-lhe ilusões. Decide então ir procurar algo de útil nos destroços do Virgínia.
Tempos depois encontrou o seu cão Tenn, então vi que já não vivia sozinho e começou a civilizar a ilha. Construiu a sua própria casa e fortalezas, deu leis à ilha que tinha o nome de Speranza e decidiu começar a contar os dias e por isso fez um calendário.
Para além disso também cultivou campos e ordenhou cabras. Robinson tinha ainda pólvora, alguns objectos de valor e tabaco na gruta. Às vezes quando se sentia sozinho descia e explorava a gruta sem nada ver para sentir uma sensação de az. Mas sentira que a preguiça o atraía e sentia-se transtornado.
Vivia com as leis e com Tenn, até ao dia que assistiu a uma

Relacionados

  • Luiz Claudio Cabral e Mauro Cesar Raciocinio Logico e Matematica Para Concursos 7 Edi o Ano 2011
    234884 palavras | 940 páginas