II PND

Páginas: 8 (1835 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
II PND: UMA ALTERNATIVA DE POLÍTICA ECONÔMICA

A economia brasileira, após a II Guerra Mundial, consolidou a sua aptidão para o desenvolvimento industrial com significativa participação de capitais externos e com base, principalmente, em políticas de substituição de importações, culminando com a transformação na estrutura econômica e social do país e com o aumento do peso da indústria narenda interna.
No entanto, vários problemas são pertinentes a este modelo, como o desequilíbrio nas contas externas, a escalada inflacionária e a dependência de capitais externos para sustentação das políticas econômicas.
O Milagre Econômico, que se estendeu de 1968 até 1973, representou bem o contexto de grande desenvolvimento industrial e econômico. Nesta época, o PIB brasileiro cresceu, emmédia, 11,3% com base em bens duráveis e construção civil, com a inflação controlada e balança comercial equilibrada até 1973. Entretanto, este quadro otimista mostrou-se insustentável a partir de 1973, tendo como causa a ocorrência de fatores endógenos e exógenos à economia brasileira.
Quanto aos fatores internos, observa-se o esgotamento da capacidade ociosa e os efeitos da inflação reprimidadecorrente do surgimento de pontos de estrangulamento e a limitação de se usar as importações para solucioná-lo, como explica Singer (1973, p. 64):
O defasamento no tempo entre o aumento do preço do produto escasso e o aumento de sua oferta, com a eliminação da escassez, faz com que os demais ramos afetados pela escassez também tenham que reduzir sua produção e, portanto, criam-se condições para aelevação de seus preços. (...) Essa generalização dos aumentos dos preços chama-se inflação e ela tende a mascarar os pontos de estrangulamento.

Complementando, o autor expõe ainda que:
A possibilidade de abrir pontos de estrangulamentos mediante importações tem naturalmente seus limites. Em primeiro, nem todas as mercadorias são importáveis. Em geral não se importam serviços decomunicações nem de transporte interno, nem de energia. (...) Em segundo lugar, nem sempre as mercadorias que se necessita importar se encontram disponíveis no mercado mundial (p. 72).
Quanto aos fatores externos, verificou-se o desequilíbrio no sistema monetário internacional, com a crise do dólar e o fim do sistema de Bretton Woods, e o 1º choque do petróleo em 1973, resultando em recessão mundial eelevado aumento das importações brasileiras em valor monetário e não em volume, o que tornou o saldo da balança comercial negativo em 1974. Nas palavras de Sandroni (1981, p. 41):
Em 1974 acontece o desastre. A balança comercial sofre um enorme desequilíbrio, isto é, apresenta vultoso déficit. Arrastado pela elevação dos preços do petróleo e de outras matérias primas, o valor das importações da umsalto de canguru: mais do que dobra em apenas 12 meses, passando de 6,1 bilhões em 1973 para 12,6 bilhões no ano seguinte. O valor das exportações se eleva para 7,9 bilhões.
Diante deste quadro de deterioração da economia brasileira, o governo tinha duas alternativas: ajustamento ou financiamento.
A escolha se fez pelo financiamento, pois, segundo Castro (1985, p. 29), “o governo brasileiro(...), recusou o caminho do ajustamento, e reiterou sua opção, datada de meados dos anos 60, pelo crescimento com endividamento”, sob o comando do governo do General Geisel, empossado em março de 1974.
No entanto, em um primeiro momento, o ministro Simonsen buscou o ajustamento via controle da demanda por meio da compressão do crédito, mas a crise financeira desencadeada pela quebra do BancoHalles levou a uma grande procura por liquidez, inviabilizando essa opção.
Como resultado de todos esses acontecimentos, é implementada, em 1974, uma nova política econômica: o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento – II PND.
O II PND, divulgado em setembro de 1974, foi um marco entre as políticas de substituição de importações que a economia brasileira vivenciou, justamente por ter tido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • II PND
  • Ii pnd
  • II PND
  • II pnd
  • II PND
  • II PND
  • II PND AS PECULIARIDADES
  • Milagre Brasileiro e o II PND

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!