II PND

Páginas: 3 (588 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014
O Mercantilismo
O mercantilismo é ampliação dos horizontes econômicos, é a teoria e prática econômica que defendiam, do século XVI a meados do XVII, o fortalecimento do estado por meio da posse demetais preciosos, do controle governamental da economia e da expansão comercial.
Dentre os principais pressupostos da Doutrina Mercantilista, destacaram-se:
.Metalismo: As riquezas dos estadosnacionais baseavam-se na quantidade de ouro e prata adquirida, isto é, quanto mais ouro e prata uma nação acumulava, maior seria seu status. No metalismo davam mais valor para a exportação do que aimportação.
.Nacionalismo / Protecionismo: É um principio baseado na ideia de que a Nação deve enriquecer a custa dos países vizinhos, sempre se apoiando na balança comercial favorável.
.Colonialismo: Oscapitais mercadores apoiavam a colonização, pois a exploração das colônias gerava a eles matéria-prima a baixo custo.
.Forte Intervenção Estatal: O poder era centralizado nas mãos do Estado. Havia umagrande intervenção do governo na economia, o governo subsidiava as terras, afim de que houvesse uma diminuição nos preços das tarifas.
.População numerosa e trabalhadora: Com a população numerosa, aoferta de mão de obra seria maior e constante, como consequência os salario seriam baixos. O aumento populacional não beneficiou somente o comércio, mas também as forças armadas para proteção dasriquezas e da glória da nação.
Os escravos não eram permitidos na visão mercantilista, porém, a situação na qual os pobres encontravam-se era uma semiescravidão. Após a década de noventa, observou-se umaenorme mudança nesse cenário, o absolutismo central do governo foi substituído pelo sistema democrático. Para a obtenção de riquezas, o trabalho era exageradamente praticado pela multidão pobre e malrecompensada.
As pessoas tem um salário que além de servir para a sua subsistência pode, na maioria dos casos, servir para poupar ou investir em bens que antes somente pertenciam às classes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • II PND
  • Ii pnd
  • II PND
  • II pnd
  • II PND
  • II PND
  • II PND AS PECULIARIDADES
  • Milagre Brasileiro e o II PND

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!