PROVAS DE GEOGRAFIA

Páginas: 12 (2753 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
1. (CESGRANRIO - RJ) - "Carlos Salinas de Gortari assumiu a presidência após uma eleição controvertida (os resultados oficiais lhe deram 50,8% dos votos, depois que os com­putadores que fizeram a contagem passaram cinco dias em pane), e é hoje, sem dúvida, o político mais popular do México. Seu projeto político-econômico, no entanto, está sendo decidido no país vizinho, pois a reeleição deGeorge Bush tornou-se fundamental para que o Tratado de Livre Comércio seja aprovado no congresso americano. Nunca antes as eleições nos EUA tinham despertado tanto interesse no México, embora seja costume dizer que, quando os EUA se resfriam, o México tem pneumonia".

(Adaptado de O GLOBO, 09 de fevereiro, 1992, p. 48.)

O texto foi escrito quando o então presidente Gortari gozava de elevadapopularidade. Hoje, ele está exilado na Europa, e o seu nome é sinónimo para a profunda crise que o México experimentou em 1995, como resultado da falência da política neoliberal de seu governo. A política económica de Gortari tinha como uma das principais características o(a):

a) fortalecimento da pequena produção agrícola de subsistência;
b) controle dos lucros remetidos ao exterior pelasempresas multinacionais;
c) incentivo à criação de indústrias substitutivas de importação;
d) abertura do mercado financeiro ao capital especulativo;
e) nacionalização da produção de petróleo.

GABARITO D

2. A respeito das relações entre o movimento de entrada e saída de capitais nos "países em desenvolvimento" e a estrutura econômica desses países, entre 1991 e 2000, assegura-se:

a) Omovimento de entrada e saída de capitais nos países em desenvolvimento demonstra o caráter especulativo do dinheiro globalizado que pouco alterou as estruturas econômicas desses países.
b) A fuga de capitais registrada no final da década de 90 decorreu das restrições à livre circulação do capital financeiro estabelecidas pelos países em desenvolvimento.
c) O crescimento econômico dos países emdesenvolvimento aumentou sua participação no Mercado Financeiro Inter­nacional, fato evidenciado pela saída de capitais observada no final da década de 90.
d) O intenso movimento de capitais nos países em desenvolvimento sustentou as políticas de fortalecimento das empresas nacionais e proporcionou novos meios de pagamento de suas dívidas externas.
e) O movimento de entrada de capitais nos países emdesenvolvimento foi influenciado, especialmente, pelo processo de abertura do mercado e pela privatização de empresas estatais.

GABARITO E

3. (PUC - RJ) - Capital externo são os investimentos, emprés­timos ou financiamentos estrangeiros recebidos por um país. Este dinheiro pode ser investido diretamente na produção, emprestado às empresas ou aplicado na Bolsa de Valores. Para ingressar em umpaís, os investidores trazem seus dólares, compram a moeda do país onde vão investir e fazem suas operações. A crise mundial, que tem feito o dinheiro circular desatinadamente pelos mercados financeiros mundiais, eclodiu em 1997, na Ásia e em 1998, na Rússia e na América Latina. Os componentes da crise são quase os mesmos nos diferentes países.

(Adaptado de FOLHA DE S. PAULO: 12 de setembrode 1998.)

Com relação aos componentes e às variáveis da crise finan­ceira internacional, não podemos apontar:

a) o capital especulativo que busca altos lucros em prazos curtos;
b) a desvalorização de moedas locais, em relação ao dólar, que provoca inflação e recessão econômica;
c) a fuga de capitais quando os investidores acreditam que se tornou desvantajoso ou arriscado continuarespecu­lando em determinados países;
d) a alta tecnologia de informação que acelera o movimento de entrada e restringe a saída dos fluxos de capitais entre os países de economia mais avançada;
e) os países emergentes que precisam atrair poupança externa para financiar ao mesmo tempo o déficit público e os investimentos para o crescimento da economia

GABARITO D

4. A análise do atual processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prova Geografia
  • prova de geografia
  • PROVA DE GEOGRAFIA
  • prova de geografia
  • Prova de Geografia
  • prova de geografia
  • Prova de Geografia
  • Prova de geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!