identificação de frutose

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Os carboidratos são a principal fonte de energia para a maioria das células do organismo. Além de serem responsáveis por 50 a 70% da energia proveniente da alimentação normal de uma pessoa, os carboidratos também são utilizados como fonte para formação de determinadas estruturas das células e depósito de energia do nosso corpo.
Os monossacarídeos são um tipo decarboidrato simples, mais conhecidos como açúcares.
A frutose (também conhecida como levulose) além de ser encontrada sob forma isolada na natureza, também faz parte como componente de outros tipos de carboidratos de moléculas mais complexas, como a sacarose, a inulina e a rafinose, por exemplo.
Pelo fato da frutose ter um potencial poder adoçante (sendo considerado o mais doce dos açúcares), asindústrias alimentícias vêm utilizando esse nutriente com a função de aumentar a palatabilidade dos alimentos. Dessa forma, a frutose vem sendo adicionada em doces, bebidas e frutas industrializadas. Alimentos produzidos em confeitarias têm em média de 1 a 2% de frutose. Porém, se esses alimentos apresentarem frutas na sua composição, a quantidade de frutose pode aumentar para cerca de 11%.
O uso dessetipo de carboidrato na dieta de diabéticos foi preconizada pela possível substituição da glicose por frutose, pelo fato desta possuir uma estrutura química semelhante à da glicose, e não necessitar da insulina para o seu metabolismo. Portanto, a frutose não estimula diretamente a secreção de insulina (mecanismo o qual é deficiente nos diabéticos), além de possuir um baixo índice glicêmico. Afrutose presente na dieta produz menor aumento na glicemia (glicose circulante no sangue) quando comparada a quantidades de outros carboidratos (como sacarose e amido, por exemplo).
Esse efeito foi considerado benéfico, e por isso a frutose foi recomendada como adoçante aos diabéticos. Entretanto, não existe consenso em relação ao uso desse açúcar entre os especialistas em diabetes. Os autorescontrários ao uso consideram que o emprego descontrolado da frutose resultaria em produção de glicose pelo organismo, e, consequentemente, aumento da glicemia. A tendência atual é aceitar a frutose como adoçante, uma vez que dietas com restrição de carboidratos não são bem aceitas pelos diabéticos. Portanto, pela pouca interferência nos níveis de glicose sanguínea, a frutose se torna uma alternativa paradiabéticos que apreciam alimentos doces.

OBJETIVO
Identificar a presença de frutose/ glicose em frutas (uva e pêra).

MATERIAIS E REAGENTES
5 tubos de ensaio
Suporte para tubos de ensaio
Gral com pistilo
Tripé e tela de amianto
Bico de Bunsen
Espátula de aço
Coador de papel
Adoçante (contendo aspartame)
Benedict (citrato de sódio di-idratado e carbonato de sódio)
Água destiladaBéquer

PROCEDIMENTOS

1. Coloque as uvas num gral.
2. Amasse-as com um pistilo.
3. Transfira-as para um béquer
4. Adicione água e agite com a espátula de aço por 2 minutos, filtre em outro béquer e transfira para um tubo de ensaio.
5. Repita os procedimentos acima com a outra fruta.
6. Prepare uma solução saturada de adoçante (aspartame) e água
7. Coloque 30 gotas do reagente Benedict8. Aqueça o sistema em banho-maria por 10 minutos
9. Repita os 3 ultimos procedimentos para a solução com adoçante e para a água destilada.


RESULTADOS
Foi possível detectar a mudança de cor de todas as soluções presentes no banho-maria. A solução de água com Benedict, inicialmente apresentava uma coloração azulada, após a reação, passou a apresentar coloração esverdeada, e após oresfriamento voltou a apresentar a cor azul. A solução de água com adoçante e Benedict também apresentava coloração azulada inicialmente, após a reação, houve mudança para uma coloração arroxeada e após o resfriamento passou para a cor verde. A solução com uva diluída apresentava coloração esverdeada, e a solução com pera apresentava coloração amarelada, ambas as soluções, após a reação, sofreram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Frutose
  • FRUTOSE
  • intolerancia a frutose
  • As frutas e as frutoses
  • Apresentação
  • Frutose na Obesidade
  • Identificação
  • Identificação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!