HIV/AIDS

Páginas: 11 (2551 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da doença AIDS, ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de corpos estranhos e doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4 e alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.Há muitos soropositivos (contaminados com o vírus) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, porém podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo uso seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.

A AIDS pode demorar até 10 anos para se manifestar, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, masainda não ter a AIDS. Ao desenvolver a AIDS, o vírus começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo, que fazem parte do sistema imunológico, durante o processo, as células TCD4 acabam morrendo por razões ainda não conhecidas. Com a redução do número desses glóbulos brancos a pessoa doente fica sem imunidade (desprotegida) e várias doenças podem aparecer e complicar a saúde dapessoa, atingindo o ponto crítico que caracteriza a AIDS.













O HIV é um retrovírus (os primeiros vírus a serem estudados) que embora mais simples que os vírus comuns, são mais difíceis de serem combatidos, classificados na subfamília dos Lentiviridae, esses vírus compartilham algumas propriedades comuns como período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas dadoença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão (eliminação) do sistema imune.


O HIV aloja seu DNA nas células atacadas de forma que novas células produzidas por eles passam a também portar o vírus. Os retrovírus também reproduzem seus genes na célula-alvo com maior margem de erro. Isso, somado à alta taxa de reprodução do HIV, provoca muitas mutações no vírus causadorda AIDS. O HIV é protegido por uma camada feita do mesmo material que algumas células humanas, o que dificulta sua identificação pelo sistema imunológico. 







Reprodução do Vírus HIV

1. Ataque: Proteínas do HIV se acoplam a receptores CD4 presentes em glóbulos brancos do sangue. 
2. Cópia dos genes: o HIV faz uma cópia de seu próprio material genético. 
3. Replicação: O vírus alojaa cópia de seus genes no DNA da célula hospedeira. Quando essa célula começa a se reproduzir, partes do vírus também são reproduzidas. 
4. Novo vírus: As partes do vírus se unem perto da parede celular, originando um novo vírus HIV.




Contágio
O contágio se dá por fluidos corpóreos, como o sangue, sêmen e lubrificante vaginal. Vejamos exemplos.
Por relações sexuais sem proteção com umapessoa contaminada. 
Uso de agulhas e seringas com pessoas infectadas. 
Transfusão de sangue infectado. 
Pelo contato de fluidos contaminados com cortes ou feridas. 
Na gravidez, no parto ou por meio do aleitamento materno, quando a mãe é portadora do HIV.
O HIV também está presente na saliva das pessoas infectadas, mas não em quantidade suficiente para transmissão, os fluidos infectadossecam devido algumas enzimas e o risco de transmissão é praticamente zero. 

Os mitos do HIV 
Tosse, espirros ou pelo ar. 
Copos e talheres compartilhados com pessoas infectadas. 
Privadas. 
Picadas de insetos e outros animais. 
Piscinas. 
Alimentos preparados por um portador do vírus.




AIDS
A AIDS é o estágio mais avançado da doença causada pelo HIV. Conhecida como Síndrome daImunodeficiência Adquirida. Ainda não se sabe ao certo a origem do HIV, mas acredita-se que uma família de retrovírus relacionados a ele está presente em primatas não-humanos, na África sub-Sahariana. Cerca de metade dos portadores do HIV sofre de sintomas parecidos com os de uma gripe entre duas e quatro semanas depois da contaminação. Entre eles, podem estar febre, fadiga, manchas na pele, dor nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HIV e AIDS
  • hiv/aids
  • Hiv e aids
  • HIV e Aids
  • AIDS/HIV
  • Aids ( hiv )
  • Hiv aids
  • Hiv e aids

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!