Estatistica

Páginas: 9 (2144 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013








UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO ÀDISTÂNCIA-BAURU/SP






CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO DE ESTATÍSTICA 3º Semestre. 2013




Professor Mestre: Ivonete Melo de Carvalho
Tutor presencial: Luiz Daniel Brossi
Tutor à distância: Andreliza Mila Rosa de Oliveira



ACADÊMICOS:



Arita Sara Ferreira da Silva
RA: 5579152733


Jessica CarolineBarboza
RA: 5313964814
Conteúdo
Conteúdo 2
Etapa 4 - Medidas de tendências Centrais: 10
Mediana: 11
Considerações Finais 11















Introdução a Estatística


A Estatística é utilizada em todo cálculo que se trata de uma grande quantidade, por exemplo, a porcentagem na política, é utilizada uma quantidade X de pessoas que levando em consideração o número de habitanteschega-se a porcentagem para calcular o número total de votos dos candidatos, ou seja, é um levantamento de dados provenientes de observações, contagens, medias ou respostas.

A palavra estatística, tem o significado de “estado”, pois é derivado da palavra latino status.
Nos dias atuais a estatística é utilizada em toda ou qualquer empresa, pois está classificada como uma ciência que se utilizapara coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Estatística é basicamente uma ciência utilizada para interpretação de dados. Ela é utilizada em várias áreas como também para colocar peças ou serviços no mercado.

Neste caso específico foi utilizada uma Indústria de Santa Catarina especializada em fundição.

Durante um ano a Indústria fez o Controle Estatísticode Processo chamado de CEP, com o objetivo de analisar as informações e definir posições estratégicas baseadas nos dados coletados.

A Estatística utilizada neste caso específico foi a de probabilidade, com intuito de prever os fenômenos futuras na fabricação de seu produto. Com esta análise buscava-se adquirir melhores informações de seu produto.

Esta Indústria Catarinense é fornecedora deprodutos automotivos, produto com alta competitividade no mercado, para “sair na frente” com produto de melhor qualidade a Indústria adotou o Controle Estatístico de Processo CEP para garantir o seu produto com melhor qualidade no mercado. Houve momentos que optou por outras formas de controle, porém acabou optando pelo CEP por ser um processo estável.

Por isso podemos afirmar que esta ciênciatem como prioridade coletar dados, analise e interpretações, com poder trazer ao mercado um produto com maior qualidade.

Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel.
Onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza. Para fazer o controle foi utilizada a coleta de forma unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, pois são degrandes dimensões, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para seu resfriamento. Por isso não são inspecionados todos, porém se pega o primeiro bloco de cada lote e o faz passar por uma inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele estiver dentro dos padrões aceitáveis e aceitar os valores impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver dentro dosconformes entende-se que exista algum problema, dessa forma são feitas analises com outras amostras do mesmo lote. Só assim é colocado no mercado, este tipo de análise do processo é considerada como amplitude móvel, que consiste na diferença entre a maior e a menor medida de tração entre diferentes dias do período utilizado.



O que é Estatística?


O que modernamente se conhece como CiênciasEstatísticas, ou simplesmente Estatísticas, é um conjunto e técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

Desde a Antiguidade a expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas têm...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estatística
  • Estatistica
  • Estatistica
  • Estatística
  • Estatistica
  • estatistica
  • Estatistica
  • Estatistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!