Hipoteses 1

Páginas: 15 (3691 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015

NÍVEIS CONCEITUAIS DE LEITURA E ESCRITA E INTERVENÇÕES DIDÁTICAS
Professora MSc. Raiolanda Camargo

A pesquisa de Ferreiro e Teberosky (1999) demonstra que o processo de aprendizagem da lecto-escrita se dá por processos de estruturação e reestruturações de hipóteses, por uma progressiva construção de estruturas cognitivas e que podem ser traduzidas como avanços na compreensão sobre ofuncionamento do sistema alfabético. Os alunos em fase de alfabetização precisam compreender alguns princípios básicos que constituem esse sistema, entre eles, que são utilizados símbolos convencionais que são as letras, que a escrita tem relação com a fala, ou seja, relação entre segmentos gráficos e sonoros, que as sílabas têm estruturas diferentes (consoante e vogal, vogal e vogal, entre outras), que asregras de correspondências grafofônicas são ortográficas, uma letra pode representar mais de um fonema ou um fonema pode ser representado por duas letras. São princípios aparentemente fáceis de perceber para quem já é alfabetizado, mas que não são evidentes para os não- alfabetizados.
É a compreensão desses princípios que irá regular o processo de construção da escrita alfabética investigadapelas autoras. São as hipóteses e os conflitos cognitivos em entender o que a escrita nota que irão conduzir os alunos à compreensão e, consequentemente, apropriação e desenvolvimento das habilidades necessárias na aprendizagem da leitura e da escrita. A essa tentativa de entender o que a escrita nota, Ferreiro chamou de níveis Pré-Silábico, Silábico, Silábico-Alfabético e Alfabético.
No primeironível mais restrito denominado PRÉ-SILÁBICO, as crianças acham que escrever é o mesmo que desenhar e ainda não buscam relações entre escrita e pauta sonora. Nessa fase, sem ainda perceber o que a escrita representa, tentarão reproduzir traços que se assemelham à escrita padrão, movimentos de linhas ondulados para representar a letra cursiva e traços separados para a letra de imprensa. Nessa faseusarão sinais gráficos arbitrários para representação da escrita.
À medida que interagem com materiais impressos, concluem que as letras são utilizadas para escrever e, de acordo com o repertório de letras que possuem, inicialmente são as letras do seu nome, porque é algo mais significativo, passarão a usá-las ao ensaiar suas primeiras palavras no papel, mas sem perceber ainda, que a escritarepresenta o som da fala. As crianças com hipóteses pré-silábicas também apresentam uma característica chamada de realismo nominal, que é a ideia de que o tamanho do objeto representado deverá ser considerado na decisão acerca do número de letras a usar - coisas grandes escrevem com muitas letras e coisas pequenas com poucas letras. Boi é maior do que formiga, portanto, escreverão essa palavra com maisletras do que a segunda opção.
Na fase pré-silábica, em um estágio mais evoluído, as crianças descobrem que coisas diferentes têm nomes diferentes e passam a imprimir diferenças nas grafias das palavras, se a escrita tem sempre as mesmas letras, não pode ser lida.
Hipótese quantitativa – número mínimo de letras (03) para que represente algo( uma palavra para ser lida e escrita tem que ter essemínimo de letras)
Hipótese qualitativa – variação de letras, quanto a sua posição.( letras iguais não dá para ler , podem variar as letras usando as próprias letras do nome)
É importante destacar, que nessa fase as crianças tem uma visão global das palavras, não conseguem perceber as partes da palavra, por isso precisam desenvolver a estabilidade da escrita, percebendo que cada palavra é escritasempre com as mesmas letras e na mesma ordem. As relações entre as partes e o todo permitirão que compreendam que as palavras são formadas por segmentos e que estes estão associados à pauta sonora.

INTERVENÇÕES: Trabalho com palavras estáveis: nome da criança, nome de pessoas significativas e rótulos de modo a permitir que observem o interior da palavra. Diariamente o professor deverá trabalhar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formulario De Hipoteses 1
  • Hipóteses
  • hipoteses
  • hipoteses
  • Hipoteses
  • HIPOTESES
  • HÍPOTESE
  • Hipóteses

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!